Na loja do Pão de Açúcar no Shopping Iguatemi, um dos mais sofisticados de São Paulo, o cliente já pode se dar ao luxo de fazer as compras sem empurrar o carrinho. "Há cerca de três semanas adotamos na loja o conceito do 'personal shopping'", diz Joaquim Dias Garcia, diretor de tecnologia da informação do grupo.
Ao entrar na loja, o cliente recebe um scanner que registra os produtos disponíveis nas gôndolas e seus respectivos preços. É só passá-lo na frente da mercadoria desejada. Ao fim da compra, o consumidor pode levar os itens que desejar - o chocolate que será consumido logo depois na sessão de cinema, por exemplo - e despachar todo o resto para casa.
As comodidades não param aí. O aparelho pode sugerir promoções sobre uma determinada categoria de produto ou apresentar uma receita que usa a mercadoria procurada pelo cliente. "O consumidor pode enviar a receita para casa por e-mail e, se quiser, incluir todos os ingredientes da receita em sua lista de compras", diz Garcia.
Para usar o sistema, o cliente tem de fazer parte do programa de fidelidade da rede de supermercados. É um ponto estratégico para o Pão de Açúcar. Ao oferecer tecnologias que facilitam a vida do usuário, a empresa capta informações sobre preferências de consumo que vão alimentar os programas de automação em andamento no grupo. "Tudo é uma questão de aprendizado: da empresa e do consumidor", afirma Alexandre Vasconcellos, diretor do programa Oracle Retail do Pão de Açúcar.
Veículo: Valor Econômico