A 54ª edição da Convenção ABRAS começou na tarde desta segunda-feira (26). A solenidade de abertura, conduzida pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto, aconteceu de forma virtual, e recebeu o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o deputado federal (DEM) e presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS), Efraim Filho, além da Secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), Juliana Domingues, e do presidente da União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (UNECS), George Pinheiro.
Presidente João Sanzovo, Secretária Juliana Domingues, presidente George Pinheiro e Ministro Rogério Marinho
Deputado Efraim Filho
Em seu discurso Sanzovo falou dos desafios do setor supermercadista durante a pandemia do novo coronavírus para manter o funcionamento normalizado, e do otimismo na retomada do crescimento econômico. "A nossa esperança é ver o Brasil cada vez mais forte e empreendedor. Acreditamos no empenho do governo federal em impulsionar o desenvolvimento econômico, em aprovar as reformas que o país tanto precisa para voltar a crescer, e no diálogo com os empresários para buscar soluções que possam trazer mais competitividade ao ambiente empresarial."
Ele também destacou a pauta de demandas do setor, que inclui as reformas tributária, administrativa e política, fim da verticalização bancária, e maior acesso da população aos medicamentos seguros e isentos de prescrição médica, os MIPs, por meio da volta da comercialização nos supermercados, assim como já acontece em muitos países.
O ministro Rogério Marinho ressaltou o momento vivido pelo Brasil e a necessidade de adaptação aos novos tempos gerados pela pandemia. "O país vai ficar resiliente e fortalecido para os desafios dos próximos anos. O novo normal significa melhorar a inovação tecnológica, agregar valores a cadeia de consumo, e sobretudo, uma vontade maior de gerar emprego, renda e oportunidades para os brasileiros." Marinho falou ainda das ações do governo federal para incentivar o ambiente de negócios no país, e do apoio da UNECS, da qual a ABRAS faz parte, nas mudanças estruturais que aconteceram na economia nos últimos anos, incluindo a modernização dos marcos regulatórios, mudanças na legislação previdenciária e trabalhista, desburocratização, diminuição da taxa de juros, entre outras. E finalizou destacando a força dos supermercados. "Acreditamos muito no setor supermercadista, no setor de comércio brasileiro. As vitórias dos supermercados são as vitórias do nosso Brasil."
O crescimento institucional da ABRAS nos últimos anos foi citado pelo deputado Efraim Filho em seu pronunciamento. "A ABRAS está presente nas discussões da agenda do Congresso, que é a agenda do Brasil, e através da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços tem uma participação ativa e efetiva, e muito disso se dá pela liderança do amigo João Sanzovo, alguém com muita serenidade, equilíbrio e posição firme, que tornou a ABRAS uma instituição muito respeitada. Conte conosco, temos que ter muito compromisso em valorizar quem produz no Brasil".
Juliana Domingues, da Senacon, ressaltou em seu discurso o compromisso da Associação Brasileira de Supermercados com a sociedade durante a pandemia. "A ABRAS foi a primeira a comunicar a Secretaria Nacional do Consumidor sobre o aumento de preços dos produtos da cesta básica. Foi a primeira a identificar o quanto isso prejudicaria os brasileiros. Desde o começo da pandemia a ABRAS tem feito uma comunicação constante com a Senacon. Gostaria de agradecer por esse compromisso conosco."
O presidente da UNECS, George Pinheiro, também falou do papel da entidade nacional durante a pandemia, destacando o funcionamento dos supermercados. "Isso foi muito importante para o Brasil ter a confiança para passar por esse momento difícil." Pinheiro também falou do esforço do governo federal para garantir recursos financeiros para a população de baixa renda durante a pandemia, impulsionando o funcionamento da economia.
Com o tema "Jornada 360º - Ecossistema e Inovação" a Convenção ABRAS virtual acontece até o dia 28/10. O evento traz diversos palestrantes que irão debater as melhores iniciativas para as empresas do setor supermercadista melhorar suas operações, além de oportunidades únicas de negócios por meio de expositores exclusivos.
A 54ª edição da Convenção ABRAS conta
com grandes empresas patrocinadoras:
Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, SRE - Super Rio Expofood e Unilever.
Prata: Alelo e Simplus
Apoio: Latam
Expositor Premium: Consinco by Totvs.
Expositores: Figueira da Costa, GfK, Kantar, Luminae, Infoprice, Nielsen, PBR, RP Info, Recours - Influence, RTC Brasil, Siga Cred e Top Sistemas.
A cobertura completa do evento está disponível na edição de novembro da revista SuperHiper.
Clique aqui para baixar a edição de Novembro de 2020 (124 MB)
Confira a íntegra do evento no Youtube da ABRAS
Comunicação ABRAS