Os palestrantes trouxeram exemplos de ações de preveção de perdas que vão desde a elaboração da estrutura organizacional, gestão de estoque até novas alternativas para compra de energia
Por Marcelo Xavier
Da esq/ p. dir/: Ruggiero (Neogrid), Mairet (Carrefour) e Marques (CPFL)
A segunda metada do Workshop SuperHiper Perdas e Ganhos, ocorreu durante o período da tarde dessa terça-feira (12/09) e teve, como primeira atração, o Bloco do Conhecimento: Transformando o Setor. Os palestrantes trouxeram exemplos de ações de preveção de perdas que vão desde a elaboração da estrutura organizacional, gestão de estoque até novas alternativas para compra de energia.
O diretor de Riscos e Perdas do Carrefour, Jérome Mairet, falou sobre a estrutura da empresa para prevenção de perdas, o que também envolve segurança do consumidor. Mairet destacou a importância de haver, por parte de toda a equipe envolvida nas ações preventivas, a compreensão de suas motivações. "No processo de engajamento dos profissionais em ações preventivas, mais importante do que saber o que fazer e como fazer, é que saibam por que estão fazendo", explica o diretor.
O gerente Comercial e de Aplicação da CPFL, Diogo Ricardo Marques, apresentou diversas soluções integradas em energia para alavancar a competitividade do negócio e deu, de forma clara e objetiva, sugestão para o setor economizar no consumo de energia. "No caso dos supermercados, a Energia i5 é uma boa alternativa, pois tem desconto em TUSD [Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição], gerando uma economia muito grande em cinco anos.”
Já o diretor de Operações para América Latina da Neogrid, Mario Sergio Ruggiero, falou sobre os impactos da ruptura no ponto de venda e os principais desafios para a indústria e o varejo. "Atitude colaborativa entre indústria e varejo é fundamental para o momento. É preciso avaliar corretamente o mix de produtos e o foco no combate a rupturas, principalmente nos produtos de alto giro.” Esse princípio se torna ainda mais importante quando se considera que o momento favorece as vendas promocionadas e que, sem uma criteriosa análise de custo, volume e margem, promoções podem até aumentar as vendas, mas, ao mesmo tempo, podem trazer prejuízo.
Redação Portal ABRAS