Felipe Mendes, da GfK
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Segundo ele, atualmente, 63% dos brasileiros consideram que a responsabilidade socioambiental deve fazer parte da cultura das empresas. “No Brasil, a preocupação das pessoas com o meio ambiente vem crescendo nos últimos anos e já supera em 10 pontos percentuais (p.p.) a média global”, disse, Felipe Mendes. “Essa nova consciência já está mudando a forma como o consumidor interage com as marcas e produtos.”
Dentre as movimentações classificadas pela GfK como tendências, o executivo destacou ainda que as mudanças mais acentuadas nos últimos cinco anos, além da questão ambiental, estão relacionadas à busca por bem-estar e maior preocupação com proteção e segurança. No consumo, isso se reflete, por exemplo, na adoção de uma alimentação mais saudável e de hábitos simples, como ler com mais atenção os rótulos dos produtos.
“Outra questão que vem sendo mais valorizada no Brasil é a experiência de compra, tema que já vem sendo amplamente debatido pelo varejo. Nesse sentido, a economia de tempo e de dinheiro é a nova linguagem do consumidor”, concluiu Mendes.
Redação Portal ABRAS