A Miolo Wine Group, líder no mercado de vinhos brasileiros, que detém aproximadamente 40% de participação no setor, registrou aumento de 37% nas vendas de espumantes, totalizando faturamento de R$ 30 milhões e volume de cerca de 2 milhões de garrafas vendidas em 2009. Segundo o presidente da companhia, Marcelo Toledo, o desempenho é atribuído à renovação, a partir de lançamentos.
"Nossa expectativa original era crescer 18% em 2009. Contudo, na segunda semana de dezembro, comecei a rever os números. Os negócios estavam indo muito bem. Quando fizemos a avaliação final ficamos surpresos. O ano de 2009 foi glorioso, apesar das adversidades enfrentadas - questão cambial, questão da substituição tributária e crise financeira mundial", analisou.
De acordo com Toledo, a crise financeira mundial ficou concentrada no primeiro semestre de 2009, não afetando a Miolo Wine Group com muita intensidade. "Observamos uma recomposição dos ânimos a partir de junho. Em outubro, quando começa verdadeiramente as grandes vendas de espumantes, percebemos uma forte recuperação", disse o executivo, acrescentando que em torno de 45% dos negócios de espumante no País ocorrem no período de outubro a dezembro.
Segundo o executivo, as vendas em 2009 foram impulsionadas por uma linha chamada Terra Nova, que foi lançada no ano passado. Feitos de uma seleção de uvas mais apurada e voltada para um público sofisticado, estes produtos custam mais caro, entretanto, agradaram os consumidores de espumantes em cheio.
A Miolo Wine Group elabora cerca de 100 rótulos produzidos em diferentes regiões do Brasil e no exterior. A empresa produz cerca de 12 milhões de litros de vinhos finos por ano e é dona da maior área de vinhedos próprios no País. Nos últimos dez anos, a Miolo Wine Group investiu R$ 120 milhões em expansão da produção, tecnologia, mudas importadas, instalações e equipamentos. Atualmente, a empresa exporta cerca de 10% de sua produção e está presente em 20 países.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ