Diante das críticas de ambientalistas ao uso de garrafas plásticas, a Coca-Cola Co. lançou uma nova embalagem parcialmente fabricada a partir de plantas. O vasilhame tem "o mesmo peso, mesmo aspecto e química, e funciona exatamente da mesma maneira" que uma garrafa de plástico normal, diz uma porta-voz da Coca.
A Coca não é a única fabricante de bebidas que está tentando reduzir sua emissão de carbono: a concorrente PepsiCo. Inc. lançou recentemente um saquinho biodegradável feito de plantas para os salgadinhos SunChips.
Muhtar Kent, presidente da Coca-Cola, diz que a nova garrafa, que usa material derivado da cana-de-açúcar, é "a primeira geração da garrafa do futuro." A Coca lançou sua plantbottle (garrafa-planta) na Conferência sobre Mudança do Clima em Copenhague, no mês passado. As garrafas são produzidas com tereftalato de polietileno, mais conhecido como PET, derivado do petróleo, um recurso não renovável. A produção de garrafas plásticas para consumo de bebidas em 2006, nos EUA, demandou mais de 17 milhões de barris de petróleo.
Veículo: DCI