O balanço das taças

Leia em 1min

Dados sobre o mercado brasileiro de vinhos importados em 2009, coletados junto ao Ministério do Desenvolvimento e Aduana Brasileira por Adão Augusto Morellatto, da International Consulting, mostram que o setor não sentiu a propalada crise econômica mundial, evoluindo positivamente cerca de 6% em relação a 2008. Esse número, no entanto, não segue ritmos de crescimento anteriores, que vinham sendo de, na média, 22% ao ano de 2004 a 2008. Alguns fatos contribuíram para esta desaceleração, entre elas as mudanças tributárias implantadas em São Paulo - a Substituição Tributária -, o mais importante centro de consumo da bebida no país; e os problemas para obtenção de Licença de Importação (L.I.) sobre produtos oriundos da Argentina em pleno período de grande aquisição de vinhos, o 2º semestre. Além desses dois fatores, há que ser considerado também as dificuldades enfrentadas pela Expand, que fechou 2009 com apenas 10% do que importava normalmente - em torno de 600 contêineres ao ano -, volume que é impossível de ser absorvido por outras empresas congêneres em tempo tão curto por envolver estratégicas e valores muito altos.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Salton festeja cem anos de uma história de sucesso

Por volta de 1997, fui procurado em meu escritório, onde ainda perdia parte do tempo com engenharia, para partici...

Veja mais
Schin e Petrópolis são bola da vez

Após aquisição da Femsa, cervejarias brasileiras são apontadas como os próximos alvos...

Veja mais
O setor de bebidas paga a conta

A indústria de bebidas enfrenta uma difícil batalha com o governo federal. O Ministério da Fazenda ...

Veja mais
Redução de custos provoca mudanças na SABMiller

A SABMiller, a segunda maior cervejaria do mundo, está montando uma unidade global de compras na cidade suí...

Veja mais
Blend gelado

Uma suavizada no mate com o equilíbrio das frutas. Com esta receita a Coca Cola Brasil está lançand...

Veja mais
Brasil, agora também o País da cerveja

Um levantamento realizado pelo Instituto Nielsen trouxe um dado que surpreende pelo simbolismo: em números absolu...

Veja mais
Agora é com a Heineken

Os trabalhadores da Heineken na Bélgica estão bloqueando a produção em uma das cervejarias d...

Veja mais
Dark Dog fará promoção de produtos em praias paulistas

Com alvo nas praias do litoral norte e sul, do Estado de São Paulo, depois de marcar sua chegada no mercado brasi...

Veja mais
Venda de cerveja sobe 11,8% em 2009

Bebidas: Novas embalagens e reajuste de preço fizeram mercado chegar a R$ 31,5 bilhões   Nem chuva ...

Veja mais