Venda de cerveja sobe 11,8% em 2009

Leia em 2min 40s

Bebidas: Novas embalagens e reajuste de preço fizeram mercado chegar a R$ 31,5 bilhões

 

Nem chuva nem restrição ao fumo no Estado de São Paulo foram páreo para o crescimento das vendas de cerveja no país no ano passado. Com vendas totais de R$ 31,576 bilhões, as cervejarias faturaram 11,8% a mais que em 2008, segundo dados da Nielsen referentes aos 12 meses de 2009. Além de serem beneficiadas por um consumo 5,9% maior - já que o volume vendido atingiu 7,729 bilhões de litros no ano - a indústria nacional da cerveja lucrou com o aumento do preço médio da bebida.

 

"O ano parecia que ia ser muito difícil mas no final foi muito bom graças à melhora do poder aquisitivo da população", disse Paulo Solmucci Júnior, presidente da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Lanchonetes (Abrasel). "Com mais dinheiro no bolso o consumidor absorveu o aumento do chope, que ficou entre 10% e 11% no ano e também o da cerveja, que na média ficou em 6%", acrescentou.

 

A alta no preço da cerveja foi de 11,20% no acumulado entre janeiro e dezembro do ano passado, segundo o IPC-Fipe (índice que mede a variação de preços ao consumidor no município de São Paulo). Além do reajuste, os novos formatos, como as latinhas de 310 ml, colaboraram para levar o faturamento para cima. Embora custem menos para o consumidor, o preço por ml é mais alto.

 

No mercado mundial, o Brasil foi um dos poucos países em que as vendas de cerveja cresceram em 2009, segundo Trevor Stirling, analista da Bernstein Research, de Londres. "E a alta foi bastante forte devido aos fundamentos sólidos do mercado de consumo do país e do aumento de renda real", disse. Mas o analista faz uma ressalva. "Dois mil e oito foi um ano de crescimento muito baixo", observa. Naquele ano o período de maior consumo (verão e Carnaval) foi muito curto e com clima ruim. "Por isso, na comparação, fica mais fácil conseguir bons percentuais para 2009", explicou Stirling. Em 2008, segundo a Nielsen, foram vendidos 7, 278 bilhões de litros de cerveja no país ou R$ 28 bilhões. Aquele foi o único ano desde 2005 que o mercado não cresceu a dois dígitos em faturamento, com alta de 9,3% sobre 2007.

 

Na corrida das marcas, a Ambev acabou o ano de 2009 com participação 2,1 pontos percentuais acima do que tinha em dezembro de 2008, passando de 67,8% em dezembro de 2008 para 69,9% no mês passado - depois de ter atingido 70,6% em outubro. Cada ponto percentual equivale a cerca de R$ 315 milhões em vendas.

 

A Schincariol foi a que mais perdeu, deixando sua fatia de participação no mercado encolher 1,4 ponto percentual, passando de 13,2% (dezembro de 2008) para 11,8% (dezembro de 2009). A Petrópolis caiu 0,39 ponto. A Femsa, dona da marca Kaiser, conseguiu terminar o ano como começou: com os mesmos 7,6% de dezembro de 2008.
 

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

O futuro da Kaiser

Com menos de 5% de participação de mercado, a cerveja Kaiser continuará sendo fabricada pela Heinek...

Veja mais
Heineken cresce

A cervejaria Heineken, ao menos na região Sul do país, tem ganhado mercado. Segundo dados Nielsen divulgad...

Veja mais
Vonpar Refrescos amplia presença na prateleira do Sul

Atendendo as prateleiras de redes varejistas como Walmart, Carrefour, Companhia Zaffari e Angeloni, a Vonpar Refrescos c...

Veja mais
AB InBev mexe em diretoria para aquisições

A Anheuser-Busch InBev NV escolheu Bob Golden, veterano de suas operações americanas, para ser o diretor m...

Veja mais
SABMiller mapeia a América Latina

A SABMiller, segunda maior cervejaria do mundo, acredita que haverá mais oportunidades para expandir-se por meio ...

Veja mais
Loiras gourmands

Os apreciadores da cerveja artesanal já podem comemorar. Somente no primeiro semestre deste ano desembarcam por a...

Veja mais
Coca-Cola lança garrafa feita a partir da cana

Diante das críticas de ambientalistas ao uso de garrafas plásticas, a Coca-Cola Co. lançou uma nova...

Veja mais
Coca adota garrafa com plástico de cana-de-açúcar

Diante das críticas de ambientalistas ao uso de garrafas plásticas, a Coca-Cola Co. lançou uma nova...

Veja mais
Miolo vende 37% mais espumantes

A Miolo Wine Group, líder no mercado de vinhos brasileiros, que detém aproximadamente 40% de participa&cce...

Veja mais