A Anheuser-Busch InBev NV escolheu Bob Golden, veterano de suas operações americanas, para ser o diretor mundial de fusões e aquisições, um cargo crucial numa empresa com longo histórico de fazer aquisições.
Golden foi transferido de Saint Louis, que era a sede da americana Anheuser-Busch, para Nova York, ressaltando a importância do escritório nova-iorquino. O diretor-presidente da AB InBev, Carlos Brito, e o diretor financeiro Felipe Dutra, ambos brasileiros, chamam Nova York de sua base, embora viajem frequentemente para a sede mundial da empresa em Leuven, na Bélgica.
Golden, que já foi diretor de aquisições e desenvolvimento da divisão americana da empresa, foi promovido a diretor mundial de fusões e aquisições em 1o de janeiro. Ele substituiu Pedro Earp, brasileiro que voltou à AmBev para chefiar o marketing da Skol, uma das principais marcas da cervejaria.
Um porta-voz da AB InBev chamou a mudança de "planejamento normal de sucessão".
No último ano, Earp e Golden se concentraram em vender ativos para ajudar a empresa a quitar as dívidas acumuladas durante a aquisição de US$ 52 bilhões da Anheuser-Busch, no fim de 2008. A AB InBev, maior cervejaria do mundo em faturamento, captou cerca de US$ 9,4 bilhões vendendo ativos como os parques temáticos americanos e sua cervejaria sul-coreana.
Graças em parte às vendas de ativos, alguns analistas acham que não levará muito tempo até que a fabricante da Brahma, da Budweiser e da Stella Artois volte a realizar aquisições. Um dos projetos futuros de Golden pode envolver a tentativa de comprar o controle da mexicana Grupo Modelo SAB. Mas as empresas atualmente esperam o resultado de um caso de arbitragem que a Modelo abriu em 2008 contra a Anheuser, dona de 50% das açòes da cervejaria mexicana. A Modelo pediu indenização de US$ 2,5 bilhões, alegando que deveria ter sido consultada sobre a aquisição da Anheuser-Busch pela InBev.
Veículo: Valor Econômico