Setor de refrigerantes driblou crise e cresceu 7,1% em 2009

Leia em 1min 40s

O crescimento da produção de sucos e refrigerantes em 2009 confirma o bom desempenho do setor de bebidas, destaque da produção industrial do ano passado medida esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, a produção de bebidas cresceu 7,1%, um dos quatro únicos segmentos que tiveram expansão no ano do tombo histórico da indústria de - 7,4%.

 

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir) indicam que, imune à crise, a produção do segmento cresceu 5,1%, atingindo 37,104 bilhões de litros. O faturamento subiu 6,37%, somando R$ 22,28 bilhões. Segundo o diretor executivo da Abir, Paulo Mozart, o resultado ficou bem acima das expectativas dos fabricantes no início do ano passado, que era de crescimento zero na visão mais otimista.

 

Para ele, o avanço em meio à crise se deve à manutenção da ascensão das camadas populares. "O Brasil aumentou renda mesmo com a crise. Houve migração da classe D para a C, que definitivamente se incorporou ao mercado de consumo. São 31% dos consumidores."

 

A avaliação é parecida com a da economista Isabella Nunes, coordenadora da pesquisa de produção industrial do IBGE. Segundo ela, a manutenção do nível do poder de compra explica o destaque de atividades para o mercado interno em meio à retração predominante na indústria.

 

Apenas o setores farmacêutico (7,9), de perfumaria e limpeza (4,7) e de equipamentos de transporte (2,3) variaram positivamente em 2009. "São mais protegidos da crise por depender de renda e manutenção de emprego", explicou.

 

Só de refrigerantes, foram produzidos 14,34 bilhões de litros em 2009, incremento de 1,35% em relação a 2008. Saíram das fábricas 78 litros da bebida para cada brasileiro no ano passado. "Atravessamos bem a crise. Não significa que ninguém saiu ferido, mas para quem esperava morrer na praia, foi muito bom", ilustra Mozart.

 


Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Salton festeja cem anos de uma história de sucesso

Por volta de 1997, fui procurado em meu escritório, onde ainda perdia parte do tempo com engenharia, para partici...

Veja mais
O balanço das taças

Dados sobre o mercado brasileiro de vinhos importados em 2009, coletados junto ao Ministério do Desenvolvimento e...

Veja mais
Schin e Petrópolis são bola da vez

Após aquisição da Femsa, cervejarias brasileiras são apontadas como os próximos alvos...

Veja mais
O setor de bebidas paga a conta

A indústria de bebidas enfrenta uma difícil batalha com o governo federal. O Ministério da Fazenda ...

Veja mais
Redução de custos provoca mudanças na SABMiller

A SABMiller, a segunda maior cervejaria do mundo, está montando uma unidade global de compras na cidade suí...

Veja mais
Blend gelado

Uma suavizada no mate com o equilíbrio das frutas. Com esta receita a Coca Cola Brasil está lançand...

Veja mais
Brasil, agora também o País da cerveja

Um levantamento realizado pelo Instituto Nielsen trouxe um dado que surpreende pelo simbolismo: em números absolu...

Veja mais
Agora é com a Heineken

Os trabalhadores da Heineken na Bélgica estão bloqueando a produção em uma das cervejarias d...

Veja mais
Dark Dog fará promoção de produtos em praias paulistas

Com alvo nas praias do litoral norte e sul, do Estado de São Paulo, depois de marcar sua chegada no mercado brasi...

Veja mais