Três anos após ser comprada pela Coca-Cola, a Leão Júnior coloca no mercado o que diz ser o primeiro de três blocos de novidades previstas para 2010. Neste mês, a fabricante de chás apresenta o Matte Leão concentrado sem açúcar e sem adoçante, o pronto para beber com zero caloria e a versão orgânico a granel. Segundo Renato Fukuhara, diretor de marketing, a empresa fechou 2009 com participação de 64% do mercado de chás secos e de 50,9% no segmento de prontos para beber. Na comparação de janeiro de 2009 com janeiro de 2010, o ganho de participação na linha líquida foi de 5,9 pontos percentuais: de 49,5% para 55,4%.
Segundo a Nielsen, em 2009 foram consumidos 60 milhões de litros de chás prontos para beber. O segmento de baixa caloria respondeu por 23,8% das vendas e é o que mais cresce: 17,2% em 2009, ante 12% de alta no consumo do pronto para beber. O Matte Leão Zero vai substituir a versão diet.
Na comunicação, a empresa ressalta os 109 anos da marca e pretende divulgar pesquisas sobre os benefícios da erva-mate à saúde.
Recentemente, franqueadas da Coca-Cola começaram a fazer e distribuir um chá preto Leão Ice Tea. Trata-se da primeira experiência conjunta de produção e venda. "A Leão continua operando de forma independente", diz Fukuhara.
Veículo: Valor Econômico