O Sistema Coca-Cola Brasil acaba de fechar o índice de uso de água em 2009, que foi reduzido em quase 5%, mantendo-se entre os melhores índices da indústria de bebidas em todo o mundo. Foi utilizado 1,98 litro para cada litro de bebida produzido - o que inclui o litro que vai dentro da embalagem. No fim de 2008, eram 2,08 litros. Há pouco mais de uma década, cada litro produzido consumia 5 litros de água. A meta global da empresa é, até 2020, devolver à natureza toda a água utilizada em seu processo industrial através de ações como a captação da água da chuva para realimentação de lençóis freáticos e o replantio de árvores para recuperação de bacias hidrográficas.
A plataforma de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil - Viva Positivamente - tem entre suas ações prioritárias o uso eficiente e racional da água, sempre de acordo com a política mundial para recursos hídricos seguida pela empresa, baseada em três "Rs": reduzir a água usada na produção de bebidas; reciclar a água restante do processo para outros usos; e repor a água às comunidades e à natureza.
Segundo o diretor de Meio Ambiente da empresa, José Mauro de Moraes, a diminuição do uso de água proporciona, além da redução de custo, fatores positivos como a necessidade de menores estações de tratamento de água e efluentes, estações de tratamento mais eficientes e com menor custo operacional e empregados mais conscientes. Além disto ele sustenta que a cultura de consumo consciente de água estimula outras ações de sustentabilidade, como a redução do consumo de energia e de destino adequado de resíduos sólidos.
"Estamos tratando de sustentabilidade em muitas frentes e essa é uma decisão da empresa que não voltará atrás. A plataforma Viva Positivamente é clara em seus conceitos e estabelecemos metas ousadas que estamos buscando continuamente. O objetivo da empresa é aproveitar sua imagem para liderar a indústria de todo o mundo rumo à sustentabilidade", completou Moraes.
Programa Água Limpa - Nos 16 fabricantes de Coca-Cola no Brasil, além de Del Valle e Leão Junior, o projeto trata da qualidade da água que é devolvida à natureza pelos fabricantes e da economia na utilização deste bem cada vez mais escasso no planeta. Atualmente, por exemplo, 15 fabricantes e a sede da empresa no Rio de Janeiro utilizam o sistema de captação de água da chuva, inclusive como fonte bruta no processo industrial, o que representa 3,1% da média de consumo destas fábricas, podendo chegar a 17% em algumas delas.
Já a iniciativa Água das Florestas Tropicais Brasileiras foi criado pelo Instituto Coca-Cola Brasil em 2007 para promover a recuperação de bacias hidrográficas com o reflorestamento de suas matas ciliares. O programa foi iniciado na Bacia do Rio Piraí (SP), que está sendo recuperada com o plantio de mudas de espécies nativas, com a participação da Fundação SOS Mata Atlântica.
Reconhecido pelo Clinton Global Initiative, um dos mais importantes fóruns internacionais para o desenvolvimento sustentável, o Água das Florestas Tropicais Brasileiras também contribui para a neutralização das emissões de carbono, de acordo com as diretrizes da Convenção do Clima do Protocolo de Kyoto.
O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. 1,98 litro de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o país seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 91,5% das latas de alumínio e 54,8% das garrafas PET são recicladas.
Veículo: Diário do Comércio - MG