Entre o fim de 2009 e o início deste ano, o forte crescimento na demanda por suco de uva natural chegou a esgotar os estoques de algumas vinícolas. Na Salton, uma das maiores do setor no país, o produto acabou em novembro do ano passado e por isso a empresa resolveu investir R$ 1,2 milhão em 12 novos tanques refrigerados, capazes de armazenar 660 mil litros no total, e mais um decantador.
Com a expansão da capacidade, conforme o diretor-presidente da vinícola, Daniel Salton, a produção vai crescer 30% neste ano, para 1,4 milhão de litros, voltados ao mercado interno. O plano é chegar a 2 milhões de litros de suco em 2012 e elevar a participação do segmento sobre a receita bruta da vinícola dos 3% de 2009 (quando o faturamento total somou R$ 207 milhões) para cerca de 5%. Para 2011 a empresa também planeja lançar seu primeiro suco orgânico.
Na cooperativa Garibaldi o suco acabou em janeiro, mas a situação se normalizou com a nova safra de uvas dos 340 viticultores associados. A colheita rendeu 12,5 milhões de quilos de matéria-prima em março, suficiente para produzir até 10,5 milhões de litros, incluindo vinhos e espumantes. "Com o aumento da área plantada esperávamos 14 milhões de quilos, mas ficamos no mesmo volume do ano passado porque o excesso de chuva em dezembro e janeiro afetou a produtividade", afirma o presidente Oscar Ló.
Neste ano a Garibaldi prevê uma alta de pelo menos 30% nas vendas de suco natural, o que significa um total de mais de 2 milhões de litros. No nicho de produtos orgânicos a alta é ainda mais forte. Lançados pela vinícola em 2006, com 12 mil litros na época, os produtos bateram em 100 mil litros vendidos no ano passado e devem dobrar de volume neste ano. Já as exportações ainda estão "engatinhando", com pequenos embarques apenas para Suécia e Alemanha.
A Casa Perini investiu R$ 2,5 milhões entre o quarto trimestre de 2009 e janeiro deste ano na compra de 28 tanques de 50 mil litros cada um, específicos para armazenar suco de uva, diz o diretor-presidente Benildo Perini. O aporte foi necessário para suportar a produção de 3,5 milhões de litros neste ano, destinados exclusivamente ao mercado interno, ante 2,1 milhões em 2009 e 1 milhão de litros em 2008.
Conforme o empresário, os sucos representaram 20% do volume total elaborado pela Perini em 2009, incluindo vinhos e espumantes, e neste ano deve passar dos 30%. Em março do ano passado, a vinícola lançou uma linha de sucos brancos, com uma edição limitada de 50 mil litros, mas em 2010 a produção já chegou a 450 mil litros.
Com um portfólio de produtos tintos, brancos, rosés e orgânicos, a Cooperativa Vinícola Aliança vendeu 3,5 milhões de litros de sucos contra 3 milhões de litros de vinhos de mesa no ano passado, informou o enólogo Jocemar Dalcorno. E, para 2010, a projeção é que a diferença entre as duas linhas se amplie.
Enquanto a venda de suco deve repetir a expansão de 20% registrada em 2009, os vinhos devem manter a alta entre 5% e 8%, disse o enólogo. Segundo ele, a cooperativa, com 200 produtores associados no município de Caxias do Sul (RS), faz investimentos periódicos no segmento e tem capacidade instalada para produzir até 5 milhões de litros de suco por ano. (SB)
Veículo: Valor Econômico