A primeira missão da nova Wow! Nutrition é se recuperar do desabastecimento que atingiu o mercado de bebidas como um todo desde o fim do ano passado. A falta de latas e a alta inesperada na demanda fizeram alguns produtos sumir das prateleiras. "Não deixamos de entregar. Mas não pudemos atender os supermercados com a variedade que eles pediam. Uma hora tínhamos mais suco de um sabor e nada de outro", conta William De Angelis Sallum, presidente da Wow! Nutrition, dona da marca Sufresh.
"A sorte é que isso aconteceu com todos os fabricantes e não só com a gente. Ninguém estava preparado para a alta de consumo que aconteceu nos últimos meses de 2009", acrescenta.
Para voltar à normalidade, a empresa está aumentando em 50% a capacidade da fábrica de Caçapava, no interior de São Paulo, com investimento de R$ 7 milhões. "O problema é que só colheremos o fruto desse investimento no segundo semestre deste ano. Até lá, vamos sofrer o que chamo de 'dor do crescimento'", afirma Sallum.
Quando o supermercadista não tem seu pedido 100% atendido, o fabricante perde espaço nas prateleiras para outros fornecedores. Isso tem acontecido desde o início do ano, segundo o presidente. Mas mesmo enfrentando essa perda de espaço no varejo, a Wow! Nutrition espera que suas vendas de sucos e chás cresçam mais de 10% em volume este ano. "O verão passou, mas o mercado continua muito aquecido. Bem mais do que estava há uma ano." Segundo dados Nielsen, 52% dos lares brasileiros consumiam regularmente sucos prontos no ano de 2008. Em 2009, esse percentual cresceu para 56%. (LC)
Veículo: Valor Econômico