A Wow!, dona da Sufresh, a segunda marca de sucos prontos do mercado brasileiro, e a Gold Nutrition, dos adoçantes Assugrin, Gold e Doce Menor, estão se fundindo para formar a Wow! Nutrition, com meta de faturamento de R$ 400 milhões para este ano. As duas empresas, embora fossem totalmente separadas, pertenciam ao mesmo grupo, o Brasfanta, que também atua nos setores de laminados de PVC (FLC Plásticos), softwares de gestão (New Age) e educação (Colégio e Instituto Sidarta). O movimento vai ao encontro de uma tendência que tem atingido várias empresas de bebidas nos últimos anos: partir para o setor de alimentação.
Foi o que aconteceu com a Dafruta em março do ano passado. Quando a empresa adquiriu a Maguary da Kraft, passou a se chamar Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba) e agora planeja lançar uma linha de alimentos. A General Brands, que concentrava a maior parte de suas vendas em sucos prontos e refrescos em pó, em novembro seu uniu ao Vencedor Laticínios. Transformou-se em Grupo GB e agora pretende atuar mais na área alimentícia. Em janeiro, a Vonpar, franqueada da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, anunciou a criação de sua divisão de alimentos ao assumir as operações da indústria de chocolates gaúcha Neugebauer, comprada em dezembro. A companhia já havia adquirido meses antes a laticínios Mu-Mu e a Wallerius, de doces e confeitos.
"Não há outra saída para quem atua nesse setor: quanto mais abrangente for a empresa, quanto mais produtos ela puder entregar para o autosserviço, melhor. Só assim se ganha espaço hoje", diz William De Angelis Sallum, presidente da Wow! que agora assume a função de diretor-geral da nova companhia. "Os supermercados cada vez mais estão trabalhando com menos fornecedores, mas com empresas que possam entregar mais mercadorias. Eles não têm mais como negociar com várias companhias, uma vez que o mix de produtos das lojas têm crescido muito nos últimos anos", acrescenta o executivo.
Com a marca Sufresh, a Wow! é vice-líder de vendas de sucos prontos no país, com uma participação de 10%. A empresa também tem 10% das vendas de chás prontos, com a marca Feel Good. A Gold é a segunda no mercado de adoçantes, atrás só da Hypermarcas dona dos adoçante Zero-Cal. A empresa tem também uma linha de chocolates, gelatinas, alimentação infantil e de barrinhas de cereais. "Nosso primeiro passo será unificar e otimizar as estruturas", diz Sallum. "Os primeiros lançamentos de produtos serão feitos em 2011", diz ele, sem dar detalhes de que produtos serão esses.
Veículo: Valor Econômico