Nos mercados em que a Budweiser não tem muita presença, a AB InBev vai promover suas marcas mais conhecidas
A Budweiser, cerveja oficial da Copa do Mundo desde 1986, decidiu ceder o mando de campo para os concorrentes na competição deste ano, que começa em 11 de junho, na África do Sul.
A fabricante da Budweiser, a Anheuser-Busch InBev NV, sediada na Bélgica, optou por conquistar os milhões de torcedores que vão assistir aos jogos pela televisão. Nos mercados em que a Budweiser não tem muita presença, a AB InBev vai promover suas marcas mais conhecidas como a Brahma, no Brasil; a Harbin, na China; e a Hasseröder, na Alemanha. Calcula-se que a empresa gastou cerca de US$ 50 milhões na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.
Seu maior concorrente e já líder na África do Sul, a SABMiller PLC colocará peruas climatizadas nas ruas do país para que bares e restaurantes não fiquem sem cerveja, especialmente a popular Castle Lager, patrocinadora da seleção sul-africana. A SABMiller espera vender durante a Copa do Mundo 6% a mais que o normal na época. O consumo per capita da África do Sul é de cerca de 60 litros por ano, ante a média africana de 6 litros. Na Europa, chega a 100 litros per capita.
A holandesa Heineken NV, veterana patrocinadora do futebol europeu, abriu oficialmente este ano sua primeira cervejaria sul-africana. Ela também está ajudando os bares locais a montar o estoque de cerveja para a Copa.
Veículo: Valor Econômico