Nos últimos meses, as principais fabricantes de bebidas do país anunciaram pesados investimentos para o Nordeste. De olho em um mercado que cresce acima da média nacional, somente Ambev e Schincariol devem investir, juntas, quase R$ 1,2 bilhão na região em 2010. Na esteira desses anúncios, a fabricante de refrigeradores comerciais Metalfrio apresenta hoje o projeto de sua terceira fábrica no Brasil, a primeira no Nordeste.
O Brasil responde hoje por pouco mais da metade dos negócios da Metalfrio. Com fábricas na Rússia, Turquia e México, a empresa avalia que os negócios no exterior vão bem, mas cuida com zelo especial de sua participação no mercado nacional, conta seu presidente, Luiz Eduardo Moreira Caio.
A Metalfrio é líder mundial no segmento de refrigeradores comerciais do tipo plug-in, que nada mais são do que equipamentos que podem ser ligados em uma tomada. Os mais conhecidos são os freezers que levam as marcas de cerveja, refrigerante ou sorvete. Segundo Caio, é este o principal negócio da empresa no Brasil.
Justamente por esse motivo, a Metalfrio segue o rastro das grandes fabricantes de bebidas. Com a fábrica de Vitória de Santo Antão, que deve ser inaugurada no terceiro trimestre de 2011, a empresa pretende tornar mais ágil o atendimento aos clientes do Nordeste, especialmente padarias, bares, lojas de conveniência e supermercados. "A proximidade é importante no nosso negócio", informou Caio.
De acordo com o executivo, a média nacional de estabelecimentos equipados com refrigeradores comerciais gira ao redor de 30%. No Nordeste, está em cerca de 20%, indicando um espaço a ser preenchido. A nova unidade irá produzir 120 mil freezers e refrigeradores por ano, volume considerado suficiente para atender ao mercado nos próximos cinco anos. (MC)
Veículo: Valor Econômico