Cervejarias elevam produção em MG

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Fabricantes da "loura" artesanal se preparam para expansão superior a 30% da demanda no verão.

 

As cervejarias artesanais instaladas no Estado já estão se preparando para o verão, estação em que há aumento superior a 30% do consumo mensal da bebida em relação ao outono e inverno. De acordo com representantes do setor consultados pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, as fábricas de Minas Gerais estão investindo no aumento da produção e do mix de produtos para atender à demanda da estação mais quente do ano.

 

De acordo com o diretor do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindibebidas-MG) e presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais (Acerva Mineira), Marco Antônio Falcone, apesar de o consumo de cervejas artesanais não estar diretamente ligado ao clima, as empresas intensificam a produção com antecedência para ter estoque suficiente para atender à demanda.

 

"A cerveja artesanal é própria para o consumo gourmet, que permite a bebida ser degustada também nas estações de temperaturas amenas. No entanto, o brasileiro ainda tem por hábito intensificar o consumo no verão. Por isso, a demanda tende a aumentar de acordo com a elevação das temperaturas. Mas este incremento acontece em ritmo diferente do registrado pelas fabricantes de cervejas industrializadas", explicou.

 

A Krub Bier vai investir R$ 3 milhões até 2011 para aumentar a capacidade produtiva em 30%

 

Copa do Mundo - A expectativa de Falcone é de que as temperaturas se elevem a partir de agosto, mês em que as cervejarias artesanais já começam a registrar aumento nas vendas. De acordo com ele, é importante estar preparado para atender à demanda até esta época. "Os investimentos em produção precisam ocorrer com antecedência para que as fábricas estejam com a linha produtiva em ordem na chegada dos pedidos. Neste ano, devido à Copa do Mundo, muitos empresários optaram por realizar os aportes ainda no primeiro semestre, visando as oportunidades de negócios geradas pela competição de futebol", afirmou.

 

Na Cervejaria Backer Ltda, por exemplo, que tem produção no bairro Olhos D’Água, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, houve aumento de cerca de 25% do volume produzido a partir de maio, mediante aportes de R$ 800 mil. Conforme a diretora de Marketing da empresa, Ana Paula Lebbos, até o aumento da capacidade de produção, eram fabricados 240 mil litros de cerveja Backer por mês. Após as inversões, este número saltou para 300 mil litros mensais.

 

Segundo Ana Paula Lebbos, com os recursos foram adquiridos um caminhão, uma nova máquina de pasteurização, dois tanques de fermentação e adotadas novas ações de divulgação da marca. "Optamos por realizar os investimentos ainda no início do ano, já pensando na alta demanda que viria com os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Após o mundial, a capacidade instalada já será suficiente para atender à demanda do verão", explicou.

 

Conforme a diretora, durante o verão, a Backer registra crescimento de 15% das vendas na comparação com as estações outono e inverno, índice que é alavancado pelas festas do final de ano. "Datas comemorativas como Natal e Ano Novo são fatores que coincidem com a estação e que ajudam a alavancar as vendas", explicou.

 

A Krub Bier, localizada no Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já deu início ao plano de investimentos previsto para 2010 e 2011, orçado em R$ 3 milhões. Segundo o presidente da fábrica, Marcelo Bruzzi, os aportes permitirão um aumento da ordem de 30% na capacidade produtiva da empresa. Hoje, a Krub Bier produz cerca de 270 mil litros de cerveja e chope por mês.

 

"Estamos investindo na compra de tanques de fermentação e maturação, pois nos anos anteriores fizemos aportes nas demais estapas da linha fabril", disse. Segundo Bruzzi, o aumento nas vendas em função das altas temperaturas é registrado de setembro a janeiro. Os negócios realizados pela empresa neste período correspondem a 65% do total realizado ao longo do exercício.

 


Nova embalagem - A alta demanda durante a estação mais quente do ano também é observada na Wals Cervejas Especiais, com fábrica no bairro São Francisco, na Capital, que está investindo cerca de R$ 500 mil na ampliação do mix de produtos. Segundo o sócio-proprietário Tiago Carneiro, a cervejaria vai adotar a garrafa de 600 ml, que começará a ser comercializada no verão. "Com o novo produto, a Wals passa a ter a linha mais completa de cervejas belga do país", destacou.

 

Segundo Carneiro, a produção da empresa gira em torno de 10 mil litros por mês, entre cerveja artesanal e chope. No verão, este volume salta para quase 15 mil litros mensais.

 

Já na Falke Bier, o incremento durante o verão não é tão expressivo. De acordo com Falcone, que também é sócio da cervejaria, sediada em Ribeirão das Neves, ma RMBH, durante o ano são observados diferentes períodos em que há aumento da demanda. "Por ser uma bebida mais requintada, o aumento do consumo da cerveja artesanal acontece de forma sazonal. Exemplo disso são os eventos gastronômicos e o inverno, que demandam alto volume dos chopes e das cervejas", justificou.

 

Segundo ele, a fábrica não realizará nenhum investimento específico para a estação, mas até o final do ano, R$ 100 mil serão investidos na compra de tanques de fermentação. Atualmente, a fábrica opera com sete tanques, produzindo 10 mil litros de bebida artesanal por mês. "Em algumas épocas do ano, chegamos a fabricar 12 mil litros a cada 30 dias", destacou.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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