Unidade receberá R$ 152 milhões para ampliação que começará em agostoA Ambev anuncia oficialmente hoje o investimento de R$ 152 milhões para ampliar a unidade gaúcha, localizada em Viamão, na Região Metropolitana. O projeto da maior fabricante de cerveja do país terá como carro-chefe aumentar a produção em lata, que ganhará uma nova linha, capaz de fabricar 120 mil unidades por hora.
O aporte total de recursos possibilitará que a planta amplie a capacidade de produção de 760 milhões para 990 milhões de litros de cerveja por ano. As obras devem começar em agosto e se entender até o mês de outubro. No período, serão criados mais de 400 postos de trabalhos temporários, principalmente na construção civil. E quando a fábrica estiver ampliada, serão 97 empregos diretos, que se somarão aos atuais 498.
No mix de novidades está uma nova embalagem de cerveja, a lata de 269 ml – menor do que a tradicional, de 350 ml. Além disso, a fábrica aumentará a capacidade de envase da embalagem de vidro de um litro – conhecida como litrão. Ainda serão fabricados novos pacotes (packs) de cerveja, com capacidade para 18 e 24 latas da bebida.
Conforme a Ambev, a ampliação da unidade gaúcha deve-se ao fato de a planta ter sido a única a neutralizar completamente suas emissões de carbono, além de ser considerada a melhor fábrica do grupo no mundo. O investimento da empresa é impulsionado também pelo desempenho favorável do setor nos primeiros meses do ano e pela perspectiva positiva para 2010.
O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) estima que o consumo da bebida no Brasil se eleve até 12% este ano, puxado pela temperatura acima da média e pelo aumento da renda dos brasileiros. Em 2009, foram vendidos no país 10,9 bilhões de litros.
O anúncio oficial do investimento em Viamão será feito pela diretoria da Ambev, a partir das 14h30min, na sede da fábrica. A governadora Yeda Crusius deve participar da cerimônia.
Veículo: Zero Hora - RS