Cerveja: AB InBev perde disputa pela Bud na Europa

Leia em 2min 10s

A Anheuser-Busch InBev (AB InBev), maior cervejaria do mundo, perdeu sua tentativa derradeira na Justiça para estender a todos os países da União Europeia (UE) o direito à marca registrada Budweiser em suas cervejas, numa disputa com a Budejovicky Budvar.

 

O Tribunal Europeu de Justiça rejeitou o pedido da AB InBev para ter a marca registrada em toda a região e o uso exclusivo do nome Budweiser para cervejas e outras bebidas, porque a Budvar, da República Tcheca, possui os direitos da marca na Áustria e Alemanha.

 

A contestação da Budvar ao pedido da AB InBev pela marca registrada é válida, segundo determinou uma comissão de cinco juízes, rejeitando a argumentação de que a Budvar havia fracassado em apresentar provas suficientes de ter direitos mais antigos sobre a marca em alguns países da UE. A decisão do tribunal, que fica em Luxemburgo, é final e não há possibilidade de apelações.

 

O caso faz parte da disputa entre as duas cervejarias iniciada na década de 90 pelo direito de usar os nomes Bud e Budweiser em cervejas, promoções e outros produtos. A AB InBev, dona dos direitos sobre a marca Bud e Budweiser em 23 dos 27 países da UE, entrou com pedido há 14 anos para pode estender esses direitos para toda a região.

 

"O julgamento não tem impacto nos negócios da Anheuser-Busch InBev na Europa ou nos nossos atuais direitos sobre a Bud e Budweiser, que continuam sólidos e intactos", disse Marianne Amssoms, porta-voz da cervejaria, cuja sede fica em Leuven, Bélgica, em e-mail. "Entrar com essa solicitação foi uma tentativa de expandir ainda mais nossos amplos direitos de marca e ganhar proteções adicionais que continuamos acreditando ser legitimamente nossas."

 

Anteriormente, a agência de marcas registradas da UE e o principal tribunal de segunda instância na UE já haviam rejeitado a tentativa da AB InBev de estender a marca registrada Budweiser para todo o bloco econômico, porque a Budvar tinha direitos mais antigos sobre o nome na Alemanha e Austrália. Ambas as cervejas existem há mais de 100 anos.

 

A Budvar sustenta que detém o direito porque sua cerveja vem da cidade tcheca Ceské Budejovice, ou Budweis, em alemão. A Anheuser levou a disputa para o principal tribunal da UE após ter perdido em 2007 na outra corte europeia e na agência de marcas registradas.
 

 

Veículo: Valor Econômico

 


Veja também

Cervejas vendem mais

As vendas de bebidas alcoólicas, principalmente de cerveja, tiveram a maior contribuição no avan&cc...

Veja mais
Brasil coloca oito vinhos na lista dos 10 melhores “merlot” do mundo

Em uma espécie de Copa do Mundo vinícola, 17 vinhos brasileiros disputaram contra produtos de vária...

Veja mais
Vinícola Geisse produz espumante ecologicamente correto

Pioneira na utilização do sistema TPC – Thermal Pest Control , a Vinícola Geisse aposta no te...

Veja mais
Mercado interno eleva demanda por suco de laranja

O consumo de suco de laranja no mercado interno brasileiro está crescendo. Enquanto em 2005 apenas 3% da produ&cc...

Veja mais
Cerveja: Ações da AB InBev registram queda de 2%

As ações da maior cervejaria do mundo, a Anheuser-Busch InBev (AB InBev), caíram pela segunda vez n...

Veja mais
Danone se desfaz de fatia em fabricante de sucos chinesa

A Danone vendeu sua participação em uma fabricante de sucos chinesa por € 200 milhões, menos d...

Veja mais
Bebida para a classe C

De olho no crescimento do consumo de bebidas energéticas no Brasil, e do interesse dos consumidores de baixa rend...

Veja mais
Grupo Convenção desenvolve energético voltado à classe C

Produto, que chega nesta semana ao mercado, será vendido em garrafas com 2 litros   De olho no crescimento...

Veja mais
Cerveja: Brasil, China e Espanha ampliam venda

Dentre os dez maiores produtores de cerveja do mundo, somente Brasil, China e Espanha tiveram crescimento no volume prod...

Veja mais