A Danone vendeu sua participação em uma fabricante de sucos chinesa por € 200 milhões, menos da metade do valor por ação oferecido pela Coca-Cola em transação que foi derrubada no ano passado.
O valor da fatia da Danone na Huiyuan Juice Group despencou desde que o governo chinês proibiu a Coca-Cola de adquirir a maior fabricante de sucos, de capital fechado, no país.
O grupo francês, comandado por Franck Riboud, anunciou ontem o acordo para vender sua participação de 23% na Huiyuan para o Saif, um grupo de investimentos em participações, com sede em Hong Kong.
A Coca-Cola havia oferecido pagar US$ 2,4 bilhões, em dinheiro, para comprar o controle da Huiyuan há dois anos, transação que teria sido a maior aquisição estrangeira de uma empresa chinesa. Em março de 2009, Pequim vetou o acordo, que foi a primeira prova prática das novas leis antitruste chinesas. A decisão foi vista como protecionista e populista por muitas pessoas fora da China.
A Coca-Cola estava disposta a pagar 12,20 dólares de Hong Kong por ação para comprar a participação da Danone e os 36% em mãos de Zhu Xinli, fundador da Huiyuan, além de uma fatia de 7% pertencente à firma de investimento participações Warburg Pincus, dos Estados Unidos.
A Danone informou que se desfez da participação na fabricante de sucos, que fazia parte de sua divisão de água engarrafada, para concentrar as operações na comercialização de água.
A maior fabricante mundial de iogurtes venderá a participação por 6 dólares de Hong Kong por ação, cerca de 10% acima do preço de fechamento dos papéis da Huiyuan na sessão de terça-feira, de 5,43 dólares de Hong Kong.
A Danone transformou-se em uma empresa focada na produção de alimentos considerados saudáveis, após vender suas operações de cerveja, biscoitos, queijo e salgadinhos.
O grupo francês reiterou seu comprometimento com o mercado chinês e informou que continuará expandindo suas quatro principais atividades - iogurtes, águas, alimentos para bebês e nutrição médica - já em operação no país.
A Danone possui 20 fábricas e 9 mil funcionários na China, mas vem enfrentando obstáculos. Em 2009, a empresa anunciou que sairia de seu atribulado empreendimento conjunto com a Wahaha, uma das principais fabricantes de refrigerantes da China. A decisão encerrou uma disputa comercial de alta repercussão, que havia desencadeado tensões políticas entre Paris e Pequim.
A Danone e o Warburg Pincus haviam investido na Huiyuan meses antes da listagem de suas ações em Hong Kong, em fevereiro de 2007. O Warburg Pincus vendeu sua participação no mercado em 2009, depois do fracasso do acordo de venda para a Coca-Cola.
Veículo: Valor Econômico