Danone se desfaz de fatia em fabricante de sucos chinesa

Leia em 2min 30s

A Danone vendeu sua participação em uma fabricante de sucos chinesa por € 200 milhões, menos da metade do valor por ação oferecido pela Coca-Cola em transação que foi derrubada no ano passado.

 

O valor da fatia da Danone na Huiyuan Juice Group despencou desde que o governo chinês proibiu a Coca-Cola de adquirir a maior fabricante de sucos, de capital fechado, no país.

 

O grupo francês, comandado por Franck Riboud, anunciou ontem o acordo para vender sua participação de 23% na Huiyuan para o Saif, um grupo de investimentos em participações, com sede em Hong Kong.

 

A Coca-Cola havia oferecido pagar US$ 2,4 bilhões, em dinheiro, para comprar o controle da Huiyuan há dois anos, transação que teria sido a maior aquisição estrangeira de uma empresa chinesa. Em março de 2009, Pequim vetou o acordo, que foi a primeira prova prática das novas leis antitruste chinesas. A decisão foi vista como protecionista e populista por muitas pessoas fora da China.

 

A Coca-Cola estava disposta a pagar 12,20 dólares de Hong Kong por ação para comprar a participação da Danone e os 36% em mãos de Zhu Xinli, fundador da Huiyuan, além de uma fatia de 7% pertencente à firma de investimento participações Warburg Pincus, dos Estados Unidos.

 

A Danone informou que se desfez da participação na fabricante de sucos, que fazia parte de sua divisão de água engarrafada, para concentrar as operações na comercialização de água.

 

A maior fabricante mundial de iogurtes venderá a participação por 6 dólares de Hong Kong por ação, cerca de 10% acima do preço de fechamento dos papéis da Huiyuan na sessão de terça-feira, de 5,43 dólares de Hong Kong.

 

A Danone transformou-se em uma empresa focada na produção de alimentos considerados saudáveis, após vender suas operações de cerveja, biscoitos, queijo e salgadinhos.

 

O grupo francês reiterou seu comprometimento com o mercado chinês e informou que continuará expandindo suas quatro principais atividades - iogurtes, águas, alimentos para bebês e nutrição médica - já em operação no país.

 

A Danone possui 20 fábricas e 9 mil funcionários na China, mas vem enfrentando obstáculos. Em 2009, a empresa anunciou que sairia de seu atribulado empreendimento conjunto com a Wahaha, uma das principais fabricantes de refrigerantes da China. A decisão encerrou uma disputa comercial de alta repercussão, que havia desencadeado tensões políticas entre Paris e Pequim.

 

A Danone e o Warburg Pincus haviam investido na Huiyuan meses antes da listagem de suas ações em Hong Kong, em fevereiro de 2007. O Warburg Pincus vendeu sua participação no mercado em 2009, depois do fracasso do acordo de venda para a Coca-Cola.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Mercado interno eleva demanda por suco de laranja

O consumo de suco de laranja no mercado interno brasileiro está crescendo. Enquanto em 2005 apenas 3% da produ&cc...

Veja mais
Cerveja: Ações da AB InBev registram queda de 2%

As ações da maior cervejaria do mundo, a Anheuser-Busch InBev (AB InBev), caíram pela segunda vez n...

Veja mais
Bebida para a classe C

De olho no crescimento do consumo de bebidas energéticas no Brasil, e do interesse dos consumidores de baixa rend...

Veja mais
Grupo Convenção desenvolve energético voltado à classe C

Produto, que chega nesta semana ao mercado, será vendido em garrafas com 2 litros   De olho no crescimento...

Veja mais
Cerveja: Brasil, China e Espanha ampliam venda

Dentre os dez maiores produtores de cerveja do mundo, somente Brasil, China e Espanha tiveram crescimento no volume prod...

Veja mais
Letra minúscula e azul-royal na Ambev

Após dez anos da fusão entre Brahma e Antarctica, a Ambev decidiu reformular pela primeira vez sua identid...

Veja mais
Justiça aceita recuperação da Jandaia

Companhia de 69 anos de mercado deve R$ 160 milhões a fornecedores e bancos     Queda nas exporta...

Veja mais
Agronegócio Cachaça paulista terá certificação

Selo vai atestar a qualidade da aguardente dos alambiques do Estado, principal produtor do País   Aumentar...

Veja mais
Latinha da Brahma vai mudar de embalagem

A latinha de cerveja da Brahma vai mudar de cor. Para ganhar destaque nas prateleiras, ela deixará de ser branca ...

Veja mais