A latinha de cerveja da Brahma vai mudar de cor. Para ganhar destaque nas prateleiras, ela deixará de ser branca e passará a ser fabricada na cor vermelha. Os detalhes serão anunciados na semana que vem pela AmBev. Em dez dias, entra no ar a campanha de marketing, e a nova embalagem estará disponível em, no máximo, duas semanas.
Desde 6 de julho um teaser, criado pela agência de propaganda Africa, de Nizan Guanaes, questiona a cor da latinha. Um repórter pergunta no filme o motivo de a lata ser branca, já que o logotipo da empresa - bem como os caminhões de entrega e as geladeiras - é vermelho. A Brahma é a segunda cerveja no mercado nacional, com 18%, atrás da Skol, com 33%. Ambas são da AmBev. Em São Paulo, a Brahma é líder, com 30% das vendas.
A AmBev ainda distribuiu vídeos na internet. No YouTube, o hipnotizador Fábio Puentes tenta descobrir a qualquer custo o motivo de a latinha ser branca.
Se a Skol tem lata amarela e a Antarctica, azul, são brancas as concorrentes Schincariol, Bavaria e Kaiser. A ideia é dar à Brahma destaque nas gôndolas dos supermercados.
Para o publicitário Luiz Lara, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), a mudança é sempre bem-vinda, desde que se respeite a identidade da marca:
- O processo de construção de uma marca exige evolução constante.
Já o consultor Luiz Sales disse que uma marca não pode mudar muito para não perder sua identidade, mas precisa estar sempre rejuvenescida. E o ideal é que o consumidor consiga distinguir um produto do outro nas prateleiras.
Fonte: O Globo