Com sua personalidade marcante, o Maestrale Cabernet Sauvignon Tinto é o vinho ícone da vinícola Sanjo de São Joaquim, representando o autêntico e muito apreciado terroir da Serra Catarinense.
Produzido nos vinhedos mais elevados da vinícola, localizados de 1300 a 1400 metros de altitude na região mais fria do Brasil, foi concebido para ser um vinho especial, originado de uma seleção das mais sofisticadas uvas, que recebem a fermentação tradicional destinada aos grandes tintos.
Assim, o amadurecimento do vinho é feito nos barris de carvalho francês durante doze meses e, depois de engarrafado, ele segue o seu ciclo de maturação nas caves até tornar-se macio e aveludado, para poder então receber o rótulo Maestrale.
O resultado é um vinho tinto encorpado de guarda, que combina perfeitamente com os dias mais frios do inverno, quando preferimos pratos de maior intensidade de sabor e mais encorpados - como queijos maturados, fondues, massas e carnes de cordeiro, pato e outros cortes finos.
Muito elogiado junto aos sommeliers e proprietários de restaurantes, o Maestrale Cabernet Sauvignon Tinto já obteve várias premiações e é um dos tinto da Serra Catarinense a fazer parte da carta oficial de vinhos do Palácio do Planalto.
Suas indicações de armazenagem seguem as premissas básicas de um bom vinho, na escolha de um local onde as garrafas possam ser acomodadas deitadas, livre de cheiros fortes e, de preferência, em um ambiente escuro e com temperaturas mais amenas – ou em uma adega climatizada.
Na hora de servir, vale a pena ter em mãos alguns copos de cristal grandes e bem bojudos para desfrutar na plenitude, toda a riqueza de aromas deste vinho, que deve ser apreciado numa temperatura amena, nem muito frio e nem muito quente, entre 15 e 18 graus.
O preço médio deste vinho para o consumidor é de R$ 55,00 nas lojas e o Maestrale pode ser encontrado nas melhores lojas especializadas em vinho e bons restaurantes em todo o Brasil.
A Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim (SC) é uma das maiores produtoras de maçãs do Brasil. A partir de 2002, a empresa passou a investir também na produção de vinhos finos de altitude, utilizando-se dos mesmos processos de qualidade e tecnologia que integram os valores essenciais de sua fruticultura. [www.sanjo.com.br].
Veículo: Revista Fator Brasil