Empresa amplia investimentos para evitar gargalos para o verão
O Brasil não passou das oitavas de final da Copa do Mundo, mas a gaúcha Vonpar Bebidas, com o apelo do Mundial, avançou 5,4 pontos na fatia de refrigerantes no primeiro semestre do ano no Estado e em Santa Catarina, mercados onde é franqueado da marca Coca-Cola. Para alcançar 60,4% da preferência ante os 55% anteriores, foi decisivo, segundo o presidente da empresa, Augusto Cesar Parada, a visibilidade do patrocínio e ações promocionais durante os jogos na África do Sul, gastos crescentes de novas camadas de consumidores com os produtos e perda de espaço da concorrência.
Os números, que consolidam ainda a receita bruta 12,4% acima do mesmo período de 2009, surpreenderam a companhia, que costuma registrar, como todo setor, recuo no consumo nos meses mais frios, que dobra no verão. Efeito inevitável do desempenho foi a revisão para cima da meta de faturamento para o ano, que deve alcançar R$ 1,7 bilhão, projetou Parada. Em vez dos 12% planejados para 2010, a direção aponta 15%. “As pessoas, quando estão com mais renda, buscam a marca que confiam. Temos nome, estratégia e acertamos mais do que erramos”, creditou o executivo.
Agora, a divisão de bebidas, que surgiu em 2009 com a criação da área de chocolates e doces após a aquisição da Neugebauer pelo grupo, turbina a operação para não ser surpreendida pelo consumo dos meses mais quentes. As ações somam R$ 50 milhões em investimentos, entre ampliação da frota própria de caminhões, que subirá dos atuais 195 para 245 veículos, e de 60% da capacidade de armazenagem do centro de distribuição (CD) da fábrica situada em Antonio Carlos, na região da Grande Florianópolis. As outras duas plantas estão em Porto Alegre e em Santo Ângelo, em território gaúcho.
O executivo explica que o esforço para a temporada se concentra no litoral do estado vizinho devido à migração de população. A região também deve passar a usar a garrafa ecológica plantbottle em 2011, que está em 100% da linha de refrigerantes de embalagens PET de 600 mililitros da unidade situada na Capital, onde foi introduzida em abril deste ano num projeto pioneira no País. “Para ampliar a produção, dependemos de suprimento da resina, que é importada.”
Ao reforçar a estrutura logística catarinense, a empresa faz pré-aquecimento para novas expansões que deverão ser empreendidas nos próximos anos nas demais operações da Vonpar, visando principalmente à demanda do Mundial de 2014, que terá Porto Alegre entre as subsedes. As definições começam em setembro, com as primeiras reuniões da Coca-Cola com franqueados no País para projetar a Copa brasileira.
O desempenho de janeiro a junho da indústria indicou alta de 8,9% nas vendas do portfólio completo de bebidas, que inclui energéticos, sucos e cervejas. As linhas chegam a 70 mil pontos de venda. Somente em refrigerantes, o avanço no volume comercializado foi de 8,3%, mas o carro-chefe Coca-Cola ostentou alta de 10%.
Veículo: Jornal do Comércio - RS