A San Miguel, maior empresa de bebidas e alimentos das Filipinas, anunciou aumento de 40% no lucro operacional do primeiro semestre em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi puxado pelas vendas de cervejas e destilados, com a empresa beneficiando-se da expansão do consumo no país e dos gastos relacionados às eleições.
O lucro operacional aumentou para 12,1 bilhões de pesos filipinos (US$ 266 milhões) e as vendas subiram 8%, para 91,9 bilhões de pesos (US$ 2,02 bilhões), em relação ao primeiro semestre do exercício anterior. O lucro líquido caiu 89%, para 6,28 bilhões de pesos (US$ 138,1 milhões). Considerando apenas a operação cervejeira, o lucro líquido subiu 14% e as vendas cresceram 11%.
O grupo está próximo de acertar a venda de sua unidade de salsichas, Pure Foods, por mais de US$ 1 bilhão para a família Campos e a empresa de atum enlatado Century Pacific Group, de acordo com duas fontes próximas à negociação. "As conversas ainda estão em andamento", afirmou o presidente da San Miguel, Ramon Ang, em mensagem de texto por telefone.
Veículo: Valor Econômico