A Ambev e a Cervecería Regional, da Venezuela, anunciaram na sexta-feira que iniciaram uma transação para unir seus negócios naquele país. Quando a transação for concluída, segundo comunicado da Ambev, a Regional terá participação de 85% na operação e a cervejaria brasileira, os 15% restantes, que poderão chegar a 20% nos próximos quatro anos.
O mercado venezuelano de bebidas, de acordo com o comunicado da empresa, é o segundo maior em vendas de cerveja da América do Sul. Conforme dados do instituto de pesquisas de mercado Euromonitor, no ano passado o país consumiu 2,4 bilhões de litros de cerveja. No Brasil, maior mercado da região, foram vendidos 7,7 bilhões de litros em 2009, segundo a Nielsen.
A Ambev opera na Venezuela desde 1994 e tem 5,2% daquele mercado, segundo o Euromonitor. A companhia tem uma fábrica na cidade de Barquisimeto e centros de distribuição em Caracas, Occidente, Centro, Oriente e Porlamar. As marcas que a empresa vende no mercado venezuelano são Brahma, Brahma Light, Zulia e Cardenal.
Já a Cervecería Regional, fundada em 1929, é a segunda maior do país, com fábricas nas cidades de Maracaibo e Cagua. Dona das marcas Regional Light, Regional Draft e Pilsen, a empresa tem 21,3% das vendas venezuelanas, conforme o Euromonitor. A Regional é uma empresa do Grupo Cisneros, um dos maiores conglomerados empresariais do país. (L.C.)
Veículo: Valor Econômico