A comemoração dos 100 anos – a Salton é a primeira vinícola a ser tão longeva em todo o Brasil – não poderia representar um melhor momento para a empresa lançar o trio de produtos comemorativo à data – vinho tinto, espumante e brandy.
O vinho tinto alusivo aos 100 anos teve suas uvas selecionadas dos melhores vinhedos da Salton, localizados na região da Serra Gaúcha. Após um controle rigoroso de sanidade e madurez, elas foram climatizadas a 5ºC antes de sua elaboração. Composto de 50% Cabernet Sauvignon, 40% Merlot e 10% Cabernet Franc, o produto foi armazenado em barricas de carvalho novo francês durante 16 meses.
Já o Salton Espumante Nature 100 anos, feito pelo método tradicional possui um corte especial: é composto por 70% de pinot noir e 30% de chardonnay, considerada a grande dama das uvas brancas.
O brandy, também conhecido como conhaque, não será comercializado. Resultado de uma pequena quantia de destilado de vinho que havia sido guardada há mais de duas décadas, a bebida será destinada à própria família Salton, que a distribuirá também para alguns amigos e clientes.
Para embalar produtos tão exclusivos, uma série especial de garrafas foi encomendada da França. As do vinho tinto, por exemplo, pesam cerca de 1,5 quilo. As 13 mil garrafas de vinho e do espumante estarão disponíveis para comercialização a partir de 26 de agosto, um dia após o centenário.
Os números da Salton no primeiro semestre de 2010.: Faturamento: R$ 83 milhões (14,64% superior ao mesmo período do ano passado): Participação no faturamento | Conhaque Presidente 41%| Vinhos 28% | Espumantes 23% | Outros (suco, filtrado doce e demais produtos) 8%.
Crescimento de produtos | Frisante 69,71% | Espumantes finos (Brut, Moscatel) 27,31% | Vinhos 10,17%. Vinícola Salton, mais informações sobre a Salton: www.salton.com.br | Salton no Twitter: @SaltonHarmoniza.
Veículo: Revista Fator Brasil