Ambev investe em cerveja que não 'estufa'

Leia em 2min 50s

Com novo produto, que chega ao mercado de São Paulo esta semana, fabricante quer atrair novos consumidores e ampliar o mercado da bebida

 

Nos últimos três anos, a Ambev ouviu 2,5 mil pessoas por mês para saber o que precisava mudar na fórmula da cerveja para que o brasileiro consumisse mais. Os consumidores, segundo a empresa, foram quase unânimes: queriam ir menos ao banheiro e se sentir menos "estufados" depois de algumas latinhas.

 

O centro de desenvolvimento de produtos da empresa ainda não conseguiu atender ao primeiro pedido, mas o segundo chegará ao mercado paulista neste fim de semana.

 

Produzida por meio de um ciclo rápido de baixa fermentação, a Skol 360º é uma cerveja mais leve, com 4,2% de teor alcoólico. "Chegamos a um líquido que não causa aquela sensação de empapuçamento, principalmente quando se associa cerveja à comida", explicou o mestre cervejeiro Luciano Horn, responsável pelo desenvolvimento do novo produto da linha Skol, marca que detém 33% de participação no mercado brasileiro.

 

A intenção, segundo a Ambev, é mais do que alcançar um público que não está habituado a beber cerveja, mas introduzir a bebida em "ocasiões" em que ela ainda sofre resistência, como as que envolvem refeições. "Quando pensa em reunir os amigos para comer, o brasileiro opta por outro tipo de bebida - a exceção é o churrasco", diz Pedro Earp, diretor de marketing da Skol.

 

A fórmula foi desenvolvida em conjunto por profissionais dos centros de desenvolvimento tecnológico da empresa no Brasil, na China, EUA e Bélgica. A empresa não divulgou quanto investiu no projeto - disse apenas que o valor integra os R$ 2 bilhões destinados ao País em 2010.

 

Consumo. Para alguns consultores especialistas em cerveja, por trás da estratégia da Ambev de agradar os consumidores, acabando com a sensação de "estufamento", há dois interesses evidentes: aumentar o consumo no mercado brasileiro e reduzir custos de produção, já que o período menor de fermentação permite que os tanques sejam mais bem aproveitados, com cerveja nova.

 

A Skol 360º começou a ser testada em abril, em Goiás e Brasília. "Atingimos 10% de participação nos dois mercados nesse período", diz Carlos Lisboa, vice-presidente de marketing da Ambev. A partir de sábado, o produto estará à venda em São Paulo, Campinas, Santos, Sorocaba e no Vale do Paraíba. Até o início de 2011, deve ser oferecido em todo o território nacional. O preço sugerido é o mesmo da Skol tradicional.

 

A campanha publicitária, desenvolvida pela F/Nazca, também começa a ser veiculada no fim de semana. Alguns dos elementos estéticos das campanhas da Skol foram mantidos. Mas, para dar uma identidade nova ao produto, a agência criou a figura do "homem-baiacu" - pessoas que "inflam", como o peixe, depois de tomar um copo de cerveja. "Nosso desafio foi mostrar que esse não é um produto de nicho: é um produto novo, que vem para concorrer com a própria Skol", diz Fábio Fernandes, sócio da agência.

 

Consumo

 

60,9
litros de cerveja foi a quantidade média consumida por brasileiro no ano passado

156,5
litros por ano é o consumo per capita na República Checa, país que lidera o ranking

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Gelada

O preço da cerveja consumida em casa caiu 0,92% em setembro, ante a alta de 0,45% do IPCA (Índice Nacional...

Veja mais
Vinhos portugueses

Uma comitiva de produtores de vinhos portugueses do Alentejo desembarcou no Brasil para explorar o mercado.   O B...

Veja mais
Jack Daniel's chega aos 160 anos

Um dos nomes mais conhecidos dentre as bebidas destiladas, o Jack Daniel's completa 160 anos da produção d...

Veja mais
Inovini, braço da Aurora, foca no 'atacado'

A partir de 2009, a área de vinhos passou a ter equipe própria, hoje em 17 pessoas, comandadas por Rodrigo...

Veja mais
'Consecitrus' deverá ser criado este mês

Ficou marcada para o próximo dia 25, na Secretaria da Agricultura de São Paulo, a apresentaçã...

Veja mais
AmBev consegue reverter multa por problemas em rótulos

A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em decis&ati...

Veja mais
Como "cervejar" o vinho

Desmistificar, desritualizar, "cervejar". São muitos os verbos usados por Marcelo Toledo, ex-CEO da Miolo, para t...

Veja mais
Uísque da Bacardi

A Bacardi, a maior empresa de bebidas de capital fechado do mundo, anunciou ontem a fase inicial de seu investimento de ...

Veja mais
Coca-Cola quer tornar Matte Leão nacional

Três anos após a compra da Matte Leão e um ano depois de ter a operação aprovada pelo ...

Veja mais