A Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) queria saber como andava o consumo de café. Fez um levantamento no setor de bebidas e descobriu que o café vai bem. De cada 100 brasileiros com idade superior a 15 anos, 97 bebem café diariamente.
A Abic descobriu também que outra bebida, não concorrente do café, vai muito bem: a água de coco. A pesquisa mostrou que o consumo de água de coco é um dos que mais crescem no país.
Ricardo Carneiro, diretor da unidade de água de coco da PepsiCo, confirma. O consumo da bebida manufaturada cresce 18% ao ano e as estimativas indicam a continuidade de crescimento acima de dois dígitos por ano.
O executivo da PepsiCo, empresa que tem 70% do mercado da água de coco em caixinha, diz que a evolução ocorre tanto no mercado interno como no externo.
A conveniência e o apelo sobre a saúde sustentam o crescimento do setor.
Já com os pés no mercado dos EUA, onde o produto tem chamado a atenção inclusive de estrelas como a cantora Madonna, a PepsiCo agora está de olho no potencial do mercado europeu.
A empresa não fala em investimentos, mas mantém unidades de produção nas regiões Sudeste e Nordeste e se prepara para essa evolução prevista do consumo.
A localização das fábricas está próxima dos coqueirais e a empresa faz parcerias com produtores, buscando elevar a produtividade. "É uma questão estratégica", diz o executivo.
O consumo nacional de água de coco é estimado em 350 milhões de litros por ano. Desse volume, 300 milhões são na forma "in natura".
Segundo o executivo da PepsiCo, a empresa está confiante nessa categoria de bebidas, por pertencer a um mercado de produtos naturais. "É um mercado que cresce por si só."
A Coca-Cola, concorrente da PepsiCo, também comercializa água de coco brasileira, mas apenas no mercado norte-americano.
Veículo: Folha de S.Paulo