A PepsiCo registrou decréscimo de 9,6% no lucro líquido do terceiro trimestre em meio às vendas fracas de bebidas nos Estados Unidos no momento em que a companhia reduz sua perspectiva de lucro para o ano todo em função da recuperação do dólar. A empresa informou que criará um programa de corte de custos de US$ 1,2 bilhão nos próximos três anos.
Fará parte do programa a eliminação de 3,3 mil empregos, ou cerca de 2% da folha de pagamentos, e produzirá encargos antes dos impostos no quarto trimestre de US$ 550 milhões a US$ 600 milhões.
A gigante do setor de bebidas e fabricante de salgadinhos relatou lucro líquido no terceiro trimestre de US$ 1,58 bilhão, ante US$ 1,74 bilhão em igual período do ano passado. A receita subiu 11% para US$ 11,24 bilhões ao passo que o volume cresceu 2%. O diretor financeiro da empresa, Richard Goodman, afirmou que está elaborando um conjunto amplo de iniciativas, como novas embalagens, para restaurar o crescimento na divisão americana de bebidas. Na semana passada, a publicação do setor Beverage Digest noticiou que a Pepsico fará mudanças gráficas radicais nas suas maiores marcas, como a Pepsi, a Mountain Dew e a Sierra Mist e colocará no mercado uma linha ampla de produtos e embalagens.
As margens de lucro operacional decresceram de 20,3% para 17,6% em meio ao aumento dos custos de commodities. Na divisão americana de bebidas da Pepsi, os lucros caíram 11% em meio ao declínio de 2,5% no volume. A empresa tem dado atenção especial para suas operações externas. Os lucros internacionais cresceram 18% e as vendas escalaram 20%.
Veículo: Gazeta Mercantil