A Coca-Cola FEMSA, empresa do Grupo FEMSA-Fomento Econômico Mexicano S. A., anuncia um acordo de operações com a divisão de bebidas do Grupo Tampico, a primeira franquia na história da Coca-Cola no México e uma das mais reconhecidas dentro do sistema engarrafador, com quase 100 anos de história.
O Grupo Tampico opera principalmente no Nordeste do México, nos estados de Tamaulipas, San Luis Potosí e Veracruz, assim como em Hidalgo, Puebla e Querétaro. A expectativa com essa fusão é que sejam vendidas 154 milhões de caixas unitárias até o final deste ano.
Segundo a Coca-Cola FEMSA, o valor da operação é de 9,3 bilhões de pesos (790 milhões de dólares) e o Grupo Tampico receberá 63,5 de novas ações estimadas em 103,2 pesos cada.
Como parte do acordo, Herman Fleishman e Robert Fleishman, presidente e vice-presidente do Grupo Tampico, passarão a exercer os cargos de Conselheiro e Conselheiro Suplente no Conselho de Administração da Coca-Cola FEMSA, respectivamente.
Esta transação contribuirá para o crescimento do sistema de engarrafadores da companhia no México, ao permitir a distribuição de 45% do volume das marcas Coca-Cola no país, reafirmando a busca constante pela liderança da Coca-Cola FEMSA como maior engarrafador dos produtos Coca-Cola no mundo.
Perfil-A Coca-Cola FEMSA Brasil, do Grupo FEMSA (Fomento Econômico Mexicano SA.), é maior franquia de Coca-Cola do mundo em volume de vendas. A empresa fabrica refrigerantes e água e comercializa e distribui produtos das marcas do portfólio Coca-Cola Company, (composto por chás, sucos, bebida láctea, energéticos, isotônicos e hidrotônicos) e cervejas da Heineken.
No Brasil, a empresa emprega 15 mil funcionários e atende cerca de 40 milhões de consumidores, distribuídos nas regiões de São Paulo, Campinas, Santos, em todo o Estado do Mato Grosso do Sul, parte do Estado de Goiás e grande parte do Estado de Minas Gerais.
A Coca-Cola FEMSA possui 31 unidades fabris nos países latino-americanos. A empresa atua no México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela e Argentina.
Veículo: Revista Fator Brasil