Vinícolas de Santa Catarina esperam crescer 20% em 2012

Leia em 2min 50s

O interesse crescente pelos vinhos brasileiros no mundo e o fortalecimento das vinícolas de Santa Catarina no cenário nacional farão com que o setor cresça 20% em vendas em 2012. A projeção é do atual presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavits), Leônidas Ferraz, entidade que reúne 18 vinícolas que produziram e comercializaram 385,2 mil litros de vinhos e 236,2 mil litros de espumantes em 2011.

Apesar de jovem - a região começou a entregar os primeiros vinhos comercialmente há menos de dez anos - Santa Catarina tem hoje cerca de 340 hectares plantados nas regiões de São Joaquim, Campos Novos e Caçador. A região, conhecida pelo frio severo no inverno e a neve, fica a uma altitude entre 900 a 1.400 metros.

Segundo Ferraz, as condições climáticas garantem o desenvolvimento de vinhos tradicionais. O ciclo mais prolongado de amadurecimento das frutas - que são colhidas até 45 dias depois de outras regiões do Brasil - permitem a produção de vinhos com características semelhantes aos europeus, compara o presidente.

Segundo Ferraz, a produção na região tem um teor de álcool mais baixo que os vinhos produzidos em outros países como Chile e Argentina, entre 13 a 14 graus, e com toques de acidez. Essas características favorecem harmonizações gastronômicas, garante o presidente, já que o sabor da bebida não compete com os pratos.

Os vinhos de altitude começaram a ser elaborados em 1998, em Santa Catarina, e chegaram ao mercado em 2005. Hoje a região conta com 18 vinícolas responsáveis pela produção de 180 rótulos no Estado.

Para o presidente, a região tem vocação para vinhos de alta qualidade e pequena escala. A maioria das empresas é de gestão familiar e as áreas de plantio das uvas são pequenas - na média 10 hectares. "Nosso foco é na produção limitada, com conceito", explica. Entre as principais variedades plantadas estão as uvas cabernet sauvignon, merlot, cabernet franc, pinot noir, sangiovese, chadonnay e a sauvignon blanc.

A vinícola Suzin, de São Joaquim, foi uma das primeiras a produzir uvas em escala comercial na região da Serra catarinense. Os vinhedos são cultivados na fazenda São José do Alecrim que fica a cerca de 1.200 metros de altitude em uma localidade conhecida como Lomba Seca. São 10 hectares plantados com variedades de cabernet sauvignon, merlot, pinot noir e sauvignon blanc.

A empresa é familiar e tem seis produtos em portfólio. Segundo Everson Suzin, até o começo do ano que vem serão lançados dois novos produtos - um sauvignon blanc e um pinot noir da safra de 2011. A vinícola também fará um relançamento do espumante ao mercado em dezembro com uvas da safra de 2011.

A estreia comercial da vinícola Suzin no mercado foi em 2008 com vinhos produzidos com a safra de 2006. Segundo Everson, além de Santa Catarina, os produtos estão disponíveis no Rio de Janeiro. A empresa se prepara para entrar no mercado de Brasília e faz algumas ações em São Paulo. A previsão é crescer até 50% em vendas em 2012.

As ações realizadas em conjunto, por meio da Acavits, auxiliam as vinícolas a planejarem esse crescimento, avalia Everson. As empresas do setor se preparar para abrir uma loja com o selo da região em Campinas, no interior de São Paulo, a partir do próximo ano para ampliar a divulgação dos produtos no mercado nacional.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Cerveja Miller vai voltar ao mercado brasileiro a partir de 2012

A cerveja norte-americana Miller vai voltar ao mercado brasileiro no próximo ano. A bebida será distribu&i...

Veja mais
A briga dos caminhantes

Dona do uísque Johnnie Walker, a Diageo tenta retirar o registro da nanica cachaça mineira João And...

Veja mais
Fusão de fabricantes de sucos preocupa produtores de laranja

Sindicato dos trabalhadores teme demissão em massa no campoA criação da maior empresa de suco de la...

Veja mais
Uísque Johnnie Walker tenta derrubar cachaça João Andante

A holding inglesa Diageo, detentora da marca do uísque Johnnie Walker, abriu processo administrativo no Inpi (Ins...

Veja mais
Cade aprova fusão de Citrosuco e Citrovita por unanimidade

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, por unanimidade, a fusão entre Citrosuco, do ...

Veja mais
Cade dá sinal verde a indústrias de suco

Conselho aprova, com restrições, fusão entre Citrovita e Citrosuco, que cria maior produtora no set...

Veja mais
Criada a maior empresa de suco do mundo

O Cade também aprovou ontem, por unanimidade, a criação da maior empresa do mundo de suco de laranj...

Veja mais
HEINEKEN transforma o consumo responsável de álcool

Com a ação ‘Sunrise belongs to moderate drinkers’, a marca desvenda o objetivo do sofá ...

Veja mais
Um país imenso, com vinhos por toda parte

No início de 2011, Bruce Tyrrell esteve em Porto Alegre, convidado pela Vinhos do Mundo. Ele conduz uma vin&iacut...

Veja mais