IMA certifica cachaça Dedo de Prosa

Leia em 2min 40s

Alambique produz 40 mil litros anuais do produto, que também é exportado.


O objetivo de trabalhar a cultura da cachaça como uma das melhores bebidas do mundo levou a empresária Jaqueline Germiniani a produzir a Dedo de Prosa, no município de Piranguinho, nas encostas da Serra da Mantiqueira, com cada vez mais controle e padronização. A busca pela qualidade resultou que a Dedo de Prosa fosse a primeira cachaça certificada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)/Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na região do Sul de Minas.

O IMA é acreditado pelo Inmetro como Organismo de Certificação de Produtos para cachaça. A acreditação confere ao IMA credibilidade e maior notoriedade em âmbito nacional e internacional no processo de certificação de produtos agropecuários. Essa acreditação possibilitou ao IMA certificar, em 2010, nove marcas de cachaça, com 100% de avaliação de conformidade. Além da certificação conjunto junta ao Inmetro, o IMA também certifica pelo protocolo mineiro a cachaça de alambique e a cachaça orgânica de alambique.

"Devido à cachaça ser um produto tradicional de Minas Gerais, houve um compromisso de governo de estabelecer políticas públicas para o setor, o que incluía a melhoria da qualidade do produto. A certificação visa alcançar mercados cada vez mais competitivos e temos tido um retorno bem positivo dos produtores que conseguem a certificação", destacou a auditora do IMA, Miriam Alvarenga.

De acordo com o Sebrae-MG, Minas possui cerca de 8,4 mil estabelecimentos de cachaça. O Estado produz anualmente cerca de 200 milhões de litros do produto, o que corresponde a aproximadamente 50% do mercado nacional. Na mesorregião do Sul/Sudeste de Minas, em torno de 197 estabelecimentos produzem cachaça, cerca de 2,3% do total produzido em todo o Estado.


Perfil - A história da cachaça Dedo de Prosa começou como a maioria das cachaças mineiras. Apreciador do destilado, Paulo Germiniani, pai da empresária Jaqueline Germiniani, adquiriu um alambique em 2001. De acordo com a empresária, o que no início era um hobby começou a interessar aos amigos da família, e a Dedo de Prosa se transformou em negócio. Hoje, a empresa produz 40 mil litros anuais e é exportada para países como Angola, Canadá, Suíça, Estados Unidos e o próximo destino é a Coreia do Sul.

Germiniani ressalta que a intenção é que as pessoas apreciem a cachaça de uma forma moderada. "Queremos sempre que o nosso consumidor sinta essa explosão de sabor que é a cachaça e posso afirmar que degustar uma cachaça certificada é sempre a melhor pedida do cliente", disse.

Sobre a certificação, a empresária enfatiza que o processo melhorou a gestão da empresa. "O processo ajudou na gestão da empresa e nas vendas. A minha esperança é que cada vez mais as pessoas olhem o selo de certificação na garrafa e tenham a certeza de que a nossa cachaça é de qualidade", destacou.

"O nosso objetivo é que a cachaça seja cada vez mais um produto respeitado e aliado à gastronomia. Daí a importância de o governo estadual apoiar a certificação da cachaça. A cachaça não é somente um produto, ela é um símbolo da mineiridade. Consigo vislumbrar melhores dias para a cachaça com o incentivo dos governos estaduais e federal. Esse apoio define a direção que nós produtores devemos tomar", enfatizou a empresária.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Bar e restaurante só poderão vender vinho com selo

Medida da Receita visa controle fiscal, inclui lojas importadoras e entra em vigor em todo o país no dia 1ºD...

Veja mais
Vinícolas de Santa Catarina esperam crescer 20% em 2012

O interesse crescente pelos vinhos brasileiros no mundo e o fortalecimento das vinícolas de Santa Catarina no cen...

Veja mais
Cerveja Miller vai voltar ao mercado brasileiro a partir de 2012

A cerveja norte-americana Miller vai voltar ao mercado brasileiro no próximo ano. A bebida será distribu&i...

Veja mais
A briga dos caminhantes

Dona do uísque Johnnie Walker, a Diageo tenta retirar o registro da nanica cachaça mineira João And...

Veja mais
Fusão de fabricantes de sucos preocupa produtores de laranja

Sindicato dos trabalhadores teme demissão em massa no campoA criação da maior empresa de suco de la...

Veja mais
Uísque Johnnie Walker tenta derrubar cachaça João Andante

A holding inglesa Diageo, detentora da marca do uísque Johnnie Walker, abriu processo administrativo no Inpi (Ins...

Veja mais
Cade aprova fusão de Citrosuco e Citrovita por unanimidade

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, por unanimidade, a fusão entre Citrosuco, do ...

Veja mais
Cade dá sinal verde a indústrias de suco

Conselho aprova, com restrições, fusão entre Citrovita e Citrosuco, que cria maior produtora no set...

Veja mais
Criada a maior empresa de suco do mundo

O Cade também aprovou ontem, por unanimidade, a criação da maior empresa do mundo de suco de laranj...

Veja mais