Falke Bier investe para quintuplicar a produção

Leia em 2min 10s

A cervejaria artesanal Falke Bier, sediada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai investir R$ 1 milhão na construção de uma nova planta fabril no município.

De acordo com o sócio-proprietário da empresa, Marco Falcone, com o novo empreendimento, a previsão é quintuplicar a produção, passando dos atuais 10 mil litros por mês para até 50 mil litros mensais.

"Vamos construir um galpão adaptado em um terreno de mil metros quadrados próximo à unidade atual, que fica em um condomínio de sítios em Ribeirão das Neves. Somos uma cervejaria verde, ambientalmente montada", afirma.

A previsão é de que a nova unidade fabril seja inaugurada ainda no primeiro semestre deste ano. As obras começam no final de fevereiro. A Falke Bier fabrica sete rótulos de cervejas artesanais e dois rótulos de chopp.

Na planta atual a empresa vai continuar fabricando apenas o rótulo Monastério e, segundo Falcone, vai transferir para a nova unidade a fabricação dos demais rótulos. "A ideia é transformar a matriz atual também em local de turismo, aberto à visitação."

E, embora o mercado nacional de cervejas seja dominado pelas gigantes do setor - a Ambev detém 70% de market share; em seguida aparecem Schincariol, com 11,6%; Petrópolis, com 9,6%; e Femsa, com 7,2% -, para Falcone ainda há espaço para as cervejarias artesanais crescerem.

"Temos hoje menos de 0,2% do mercado total de cervejas, mas no Brasil são consumidos por ano 14 bilhões de litros e há espaço para crescer. Nos Estados Unidos, por exemplo, as cervejas artesanais têm 5% do mercado", diz.

Para a Prefeitura de Ribeirão das Neves, a instalação da nova unidade da Falke Bier ajudará a impulsionar o desenvolvimento e dará mais visibilidade ao município. "Para Ribeirão das Neves, o empreendimento traz a divulgação da cidade em nível nacional, além de impulsionar a arrecadação de ICMS", afirma o representante do município nas Políticas Públicas de Geração de Emprego, Trabalho e Renda, Walter Eduardo Menezes.

Atração - Além da ampliação da Falke Bier, o município de Ribeirão das Neves também irá receber investimentos em outras áreas, como a de tecnologia da informação (TI). A italiana DWI fechou negociação com a prefeitura para instalar a sua primeira unidade brasileira, conforme informações da administração local.

A previsão é de que a unidade comece a operar já neste primeiro semestre, uma vez que a empresa irá utilizar um galpão alugado na cidade e não necessitará de obras para construir a filial no país. Conforme Menezes, alguns funcionários já estariam em treinamento.

Quando as operações da DWI forem iniciadas, as estimativas apontam a geração de 120 postos de trabalho diretos em Ribeirão das Neves.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

A bebida típica americana alça voo

Bourbon com sabor conquista fãs em todo o mundo O bourbon, bebida destilada tipicamente americana, está v...

Veja mais
Citricultores devem trocar de fungicida

Sem carbendazim, produto mais barato e que está sendo questionado pelos EUA, custo da produção vai ...

Veja mais
Cerveja especial agora em casa

Depois dos quiosques em shoppings, surgem os clubes de assinatura que selecionam e entregam cervejas do mundo todoAt&eac...

Veja mais
Suco não preocupa, diz Coca

Um fungicida não aprovado nos Estados Unidos e encontrado em suco de laranja vendido pela Coca-Cola naquele pa&ia...

Veja mais
Produção de cerveja cresce 3,3% em 2011

Marcas especiais foram as que mais cresceram e importação dobrou de volume Em um ano com reajuste de impo...

Veja mais
EUA suspendem importação de suco

Americanos alegam presença de fungicida proibido no suco de laranja brasileiro; ministro afirma que produto nacio...

Veja mais
Marca mexicana se torna estrela da Heineken nos EUA

A cerveja da Heineken foi a primeira marca estrangeira a entrar nos Estados Unidos depois do fim da proibiç&atild...

Veja mais
EUA podem barrar suco de laranja brasileiro

Foram encontrados traços do fungicida carbendazim em uma carga do produto no Estado da Flórida   A ...

Veja mais
Americanos testam suco de laranja brasileiro

Não há plano imediato para barrar ou recolher o produto, pois nível do fungicida não apresen...

Veja mais