Os testes que a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) realiza com todas as cargas de suco desde a semana passada, quando o fungicida carbendazim, vetado nos EUA, foi encontrado em suco de laranja importado do Brasil, podem se estender pelos próximos seis meses, afirmou Siobhan DeLancey, porta-voz do FDA, à Bloomberg.
"Os testes podem levar de um a seis meses. Depende do que encontrarmos", disse DeLancey. Os resultados serão divulgados pela agência americana na sexta-feira.
De acordo com a porta-voz do FDA, 28 amostras de suco de laranja recolhidas na fronteira dos EUA aguardam resultados dos testes. Na semana passada, três amostras de suco de laranja do Canadá não continham quantidades verificáveis do fungicida. Os testes demoram até cinco dias. Caso os resultados não sejam conclusivos, outros sete dias são necessários, conforme DeLancey.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental Americana (EPA, na sigla em inglês), um nível de até 80 partes por bilhão não representa riscos à saúde humana. No caso do suco brasileiro, o nível encontrado foi de 30 partes por bilhão. Ainda assim, diz DeLancey, todo o suco que apresentar concentrações do produto de 10 partes por bilhão ou mais serão recusados ou destruídos.
Veículo: Valor Econômico