A inglesa Diageo, maior fabricante de bebidas destiladas do mundo, contratou os bancos Goldman Sachs e HSBC para trabalharem como consultores na aquisição do controle da produtora mexicana de tequilas José Cuervo,atualmente controlada pela família Beckmann.
A expectativa é que a empresa mexicana seja avaliada em mais de US$ 3 bilhões, de acordo com uma fonte próxima às negociações.A Diageo, conhecida por ser a fabricante de marcas como JohnnieWalker e Smirnoff, possui uma opção de compra da José Cuervo, por ser a distribuidora dos produtos da empresa em todo o mundo, com exceção do México. O acordo entre as duas empresas expira em 2013.
Fontes próximas à negociação indicaram que existe grande possibilidade de as duas empresas não entrarem em acordo. Omotivo para isso seria a resistência de alguns membros da família Beckmann. Procurados pela reportagem, nem as empresas nem os bancos quiseram comentar o assunto.
Há poucos dias, Paul Wash, presidente da Diageo, já havia demonstrado interesse na Jose Cuervo. Na época, o executivo comentou que só teria intenção em manter a distribuição dos produtos da empresa se fosse o controlador do negócio.
A compra da José Cuervo seria mais uma investida da Diageo nos mercados emergentes. No
ano passado, a companhia comprou maior fabricante turca de bebidas, Mey Icki, por US$ 2,1 bilhões.
Veículo: Brasil Econômico