A Ambev reafirmou investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões para este ano, em linha com os aportes realizados em 2011, de R$ 2,6 bilhões. No primeiro trimestre de 2012, os investimentos foram de R$ 365,6 milhões, principalmente na ampliação de capacidade produtiva no Brasil, segundo relatório de resultados do período.
A companhia obteve lucro líquido de R$ 2,3 bilhões nos primeiros três meses do ano, alta de 12,3% sobre igual período de 2011, quando foram registrados R$ 2 bilhões de lucro. A receita líquida foi de R$ 7,2 bilhões, avanço de 9,8% com relação ao primeiro trimestre do ano passado.
O crescimento em volume orgânico foi de 4,3%, sendo 3,7% em cervejas e 5,8% em refrigerantes. No Brasil, o resultado da receita líquida do segmento de cerveja foi impulsionado pelo aumento do volume de 4,0% no trimestre devido ao crescimento da indústria e ao ganho de 70 pontos base de participação de mercado (uma média de 69% no trimestre). "Antarctica Sub-Zero e Skol 360 trouxeram as maiores contribuições para o aumento do volume mainstream, enquanto Budweiser e Stella Artois continuaram a impulsionar o crescimento das nossas marcas premium", afirmou a empresa.
No entanto, a companhia ressaltou que tanto o negócio de bebidas alcoólicas quanto o de refrigerantes tiveram a receita líquida por hectolitro impactada pelo aumento de impostos sobre vendas federias e estaduais. O aumento de custo dos produtos vendidos no Brasil foi de 2,2% no trimestre, devido aos maiores gastos com matérias-primas, especialmente o açúcar utilizado nos refrigerantes, e de embalagens, impulsionado pela resina PET. O diretor-geral da Ambev, João Neves, ressaltou que, apesar do tempo frio e chuvoso no Brasil, a empresa conseguiu ganhar participação de mercado. "O destaque neste primeiro trimestre no Brasil foi nossa execução no carnaval."
Concorrência
A Heineken, dona das marcas Heineken, Kaiser, Bavaria, Sol e Xingu, deve aumentar a produção da cerveja que leva seu nome no Brasil, dos atuais 75 milhões de litros ao ano para mais de 150 milhões de litros anuais, passando a produzi-la em Araraquara (SP), além de Jacareí (SP). A empresa deve trazer ao Brasil a marca Desperados, cerveja com sabor de tequila.
Já o Grupo Petrópolis deve instalar sua primeira fábrica no Nordeste ainda este ano, provavelmente em Alagoinhas (BA), batendo de frente com a Schincariol, que possui planta na cidade, o que deve gerar disputa por mão de obra.
Veículo: DCI