Ambev retoma expansão de vendas, mas margem diminui no trimestre

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Após fechar o ano passado com uma ligeira queda no volume de vendas, a Ambev voltou a registrar crescimento no primeiro trimestre deste ano. A companhia vendeu 42,2 milhões de hectolitros de bebidas, o que representa 4,3% a mais quando comparado aos três primeiros meses de 2011. "No ano passado, o foco da Ambev era colocação de preço, o que fez as vendas caírem um pouco. Mas neste começo de ano já houve retomada", disse Gabriel Vaz de Lima, analista da corretora Barclay s, que projetou elevação de 4,5% no volume de vendas.

A receita líquida da Ambev aumentou 9,8% e somou R$ 7,2 bilhões no período. Desse total, 68% são provenientes do Brasil. "No primeiro trimestre, tivemos aumento do salário mínimo e ganho de 'market share' de 0,7 ponto percentual por conta das ações de marketing que fizemos em várias regiões do país no Carnaval", explicou Nelson Jamel, diretor financeiro e de relações com investidores da Ambev, cuja participação de mercado aumentou para 69%. As maiores vendas foram registradas nas marcas Antarctica Sub-Zero e Skol 360. A companhia começou a vender em março a cerveja premium Budweiser no Norte e no Nordeste.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) também avançou 9,4% para R$ 3,4 bilhões. Mas margem Ebtida caiu de 47,2% para 46,9% no comparativo dos trimestres.

Essa queda foi motivada pelo aumento dos preços do açúcar e do pet (garrafa plástica) que impactou negativamente o desempenho dos refrigerantes e de outras bebidas não-alcoólicas no Brasil. Essa categoria registrou crescimento de 7,4% no volume, mas o Ebtida avançou apenas 2,8%. No segmento de cervejas, a situação foi melhor, com alta de 6,4% no Ebitda e 4% no volume.

Esse impacto das commodities foi apontado em prévia de balanço da corretora Itaú BBA. "Essa pequena queda na margem Ebitda é por conta da desaceleração no crescimento de preço, aumento nos custos de açúcar e pet, crescimento lento da indústria de cerveja compensado por ganho de market share da empresa", afirmou Alexandre Miguel, analista da Itaú BBA.

A receita líquida por hectolitro também ficou abaixo da média esperada para esse período do ano. "Tivemos aumento de impostos em abril do ano passado. Por isso, as bases de comparação entre esse primeiro trimestre e a do ano passado ficam distorcidas", explicou Jamel.

Nos três primeiros meses deste ano, a Ambev apurou um lucro líquido de R$ 2,3 bilhões, o que representa um avanço de 12,3% sobre o mesmo trimestre de 20111.

A empresa informou que pretende investir neste ano até R$ 2,5 bilhões dependendo do nível dos impostos federais. A nova fábrica em Pernambuco já está concluída e em fase inicial de operações.

A Ambev reforçou a sua posição de que caso o governo promova reajuste do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), como compensação do Plano Brasil Maior, haverá repasse de preços para o consumidor. A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir), já havia informado essa intenção em meados do mês passado, quando o governo anunciou o pacote de desoneração de impostos para alguns setores.



Veículo: Valor Econômico


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