Plano para 'revigorar' suco de laranja avança

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Espremida pela queda contínua do demanda mundial de suco de laranja na última década, a Associação Nacional dos Fabricantes de Sucos Cítricos (CitrusBR) detalhou ontem os próximos passos da estratégia em curso para revigorar a commodity e reconquistar os consumidores.

Após deflagrar nas mídias sociais, em 2011, a campanha "I Feel Orange", que conta com o apoio da Apex-Brasil, a CitrusBR anunciou que está em andamento uma pesquisa em dez mercados cujos resultados servirão de base para o lançamento de uma nova e ampliada campanha global para estancar a sangria.

A partir de investimentos iniciais de US$ 1 milhão, o diagnóstico da situação nos dez mercados escolhidos (Japão, EUA, Reino Unido, França, Rússia, Polônia, Alemanha e China) está à cargo da agência ConcretoBrasil e conta com a participação da gigante sueca de embalagens Tetra Pak, que tem um dos maiores bancos de dados sobre bebidas do mundo. Os resultados deverão ser apresentados em setembro ou outubro.

Segundo Christian Lohbauer, presidente da CitrusBR, é melhor focar a pesquisa em países nos quais a demanda é mais forte - ainda que esteja em queda - porque, teoricamente, o trabalho de reconquista de consumidores tende a dar melhores resultados no curto prazo do que em mercados não tradicionais.

A CitrusBR reúne as três grandes empresas de suco de laranja do país (Citrosuco /Citrovita, Cutrale e Louis Dreyfus Commodities), que dominam as exportações globais. Com o diagnóstico do perfil do consumo nos mercados escolhidos em mãos, a indústria deverá fomentar ações coordenadas de marketing genérico institucional referenciados em cases de sucesso como o "Got Milk?", que conteve a queda do consumo de leite nos EUA, ou o "Juan Valdez Café", que conferiu um novo - e melhor - status para o café colombiano.



Veículo: Valor Econômico


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