Com isenção de IPI, marcas reduzem preço de sucos

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Os consumidores começam a encontrar, esta semana, néctares de frutas mais baratos nas gôndolas. A mudança é resultado da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da bebida, que caiu de 5% para zero e está em vigor desde 1º de junho. Néctar é um tipo de suco pronto para beber feito com pelo menos 25% de polpa de fruta.

O preço menor não está sendo praticado por todas as marcas. A pernambucana Ebba, fabricante das marcas Maguary e Dafruta, foi a primeira a anunciar a redução, confirmada pelo Grupo Pão de Açúcar. A varejista informa que a sua marca própria Qualitá, fabricada pela Globalbev e pela Tial, também já apresenta preço menor esta semana (a diferença de tempo entre a entrada em vigor do decreto e a redução efetiva do preço na gôndola se deve aos estoques dos varejistas).

A Coca-Cola, dona da marca líder Del Valle, informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que "está analisando o impacto sobre seu portfólio com a desoneração na área de néctares e com o aumento do IPI sobre outras categorias de bebidas para, então, tomar as medidas necessárias".

Em entrevista ao Valor, o diretor-geral da paulista Wow Nutrition, William De Angelis Sallum, disse que está repassando a diferença ao varejo. A empresa é dona da marca Sufresh. "A redução do imposto sobre néctares era uma reivindicação antiga da categoria", diz Sallum. Segundo ele, o néctar ficava em desvantagem em relação às bebidas à base de soja, que contam com isenção do IPI. "No fim, nós disputamos o mesmo consumidor", afirma o executivo, que também é presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Néctares e Sucos (Abrasuco). O Pão de Açúcar informou que ainda não verificou redução de preço na marca Sufresh.

O mercado de sucos prontos para beber - que movimentou US$ 3,58 bilhões no ano passado no Brasil, de acordo com dados da consultoria Euromonitor - envolve diferentes subcategorias. A mais importante delas é a de néctares, que movimentou US$ 1,96 bilhão em 2011, com crescimento de 33% sobre o ano anterior (a venda de sucos como um todo subiu 30%). O mercado é formado, ainda, por sucos integrais (com 100% da fruta) e refrescos, que têm 10% ou menos de polpa de fruta. "Sobre os sucos integrais não incidia IPI, mas os refrescos pagam um imposto ainda maior", afirma Sallum.

O decreto que isentou os néctares da cobrança de IPI foi o de número 7.742, publicado no dia 31 de maio - o mesmo que elevou a carga tributária de cervejas, águas e refrigerantes, medida que entra em vigor a partir de 1º de outubro. Procurada, a Secretaria da Receita Federal não explicou ao Valor, até o fechamento desta edição, detalhes do decreto que parece ter alterado para baixo apenas a categoria de néctares, enquanto as demais apresentaram aumento do imposto.

Para as fabricantes de néctares, a redução de preço vem a calhar nesse momento. "No inverno, a demanda pelo produto cai", afirma Lilian Yokota, gerente de produtos da Ebba. A empresa é a terceira colocada no mercado de néctares, depois da líder Del Valle, da Coca, e da Sufresh, da Wow.

Com os descontos, os preços sugeridos das embalagens de um litro de Dafruta ficaram em R$ 2,99 e, de Maguary, entre R$ 3,29 e R$ 3,39, dependendo do canal de vendas. Segundo Lilian, Dafruta é uma bebida voltada mais ao público jovem, com maior penetração no Norte e no Nordeste e nas classes B e C. "Já Maguary é uma marca voltada para a família, com consumo maior no Sul e Sudeste e pelas classes A e B", afirma.

De acordo com a executiva, o mercado vem respondendo bem à oferta de novos sabores, como tangerina. "A colheita sazonal da fruta impedia o seu consumo durante o ano inteiro, mas o lançamento do néctar de tangerina Maguary veio atender esta necessidade e superou nossas expectativas", afirma Lilian. A empresa também lançou recentemente o néctar de maçã. "O produto tem um processo de fabricação diferente, que oferece um suco mais leve, bem parecido com os sucos americanos", diz.



Veículo: Valor Econômico


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