Dona da cerveja Therezopolis investe em combinações exóticas de frutas e vegetais naturais em caixinhas para dobrar receita para R$ 500 milhões
“O mercado brasileiro de bebidas nunca esteve tão aberto para novidades”. Com esta frase, o empresário Mozart Rodrigues define o bom momento pelo qual a empresa que preside, a Arbor Brasil, está passando.
Atuando há 40 anos no mercado de bebidas, a companhia familiar, dona da cerveja Therezopolis e da Catuaba Selvagem, aproveita o crescimento do mercado para investir na linha de sucos 100% naturais. Este é um nicho praticamente inexplorado por grandes envasadoras comoa Coca-Cola, dona da Del Vale, e a WOW Nutrition, dona da Sufresh, que apostam nos sucos diluídos e nos néctares.
Plano estratégico
A atuação nesse novo segmento faz parte do plano estratégico da Arbor, batizado de “40 anos em cinco” que teve início em 2010. A meta é até 2014 dobrar o faturamento, que no ano passado foi de R$ 240 milhões, e chegar aos R$ 500 milhões. “Para isso, estamos focando nossas forças nas principais frentes de negócios e descartando algumas linhas que não são tão rentáveis como as batidas e cachaças”, explica Rodrigues.
Estudo da Nielsen aponta que entre janeiro e abril deste ano o consumo de sucos prontos, incluindo os néctares e 100%natural, chegou a 222,6 milhões de litros ante 202,1 milhões de litros no mesmo período de 2011. Já o faturamento saltou R$ 835,9 milhões para R$ 984,8 milhões nos quatro primeiros meses deste ano.
O crescimento se deveu ao aumento do gasto médio do consumidor, que comprou 16% mais sucos a cada ida ao varejo
Inovação
Aproveitando o crescimento do mercado, a Arbor fez o primeiro lançamento de sua linha 100%, batizada de Green Day, no final do ano passado com quatro opções de sabores. Não satisfeita em inovar uma vez, em março deste ano, lançou sua linha GreenDay V+, composta por sucos mistos de frutas e vegetais, algo inédito no mercado brasileiro.
Um dos sabores, batizado de Bahamas é uma mistura de sucos de maçã, laranja, tomate, cenoura, beterraba, melancia, couve, espinafre e agrião. Apesar de a combinação parecer um pouco exótica, Rodrigues conta que inúmeros testes foram feitos, a fim de chegar a uma combinação agradável ao paladar.
Agora, a empresa se prepara para disponibilizar os produtos nas lojas do Walmart e, em breve, no Pão de Açúcar. Até o fim do ano, a Arbor quer crescer 25% em negócios e chegar aos R$ 300 milhões de faturamento.
Para isso, lançará o Minotauro Energy, linha de energéticos em parceria com o lutador de MMA, Minotauro, neste mês. Ainda emjulho, a linha de chás NamasTea também chegará ao varejo. Para o próximo verão, o GreenDay V+ ganhará dois novos mixes.
Mix de produtos da empresa vai de cerveja a água de coco
A fluminense Arbor possui uma gama variada de produtos, incluindo os vinhos Cantina da Serra, produzidos na serra gaúcha. Por ano, são 50 milhões de litros. “Estamos estudando a entrada no mercado de vinhos mais sofisticados”, revela Mozart Rodrigues, presidente da companhia.
No segmento de cervejas especiais, a Arbor detém as marcas Sankt Gallen, Terezopolis e Sulamericana, que têm produção anual de 8,6 milhões de litros. A empresa também processa 90 milhões de litros de suco por ano e investe na produção de águas de coco com sabores, com a marca Coco Mix.
Veículo: Brasil Econômico