Mr. Beer propõe novos hábitos

Leia em 3min

Empresa quer transformar o consumo da cerveja em uma experiência inusitada.


Transformar o consumo da cerveja em uma experiência inusitada, sem perder a desconcentração, é a proposta da cervejaria Mr. Beer, que acaba de chegar a Minas Gerais. São duas unidades em Belo Horizonte, nos shoppings Estação BH, na região de Venda Nova (Vetor Norte) e Boulevard, no bairro Santa Efigênia (região Leste); e uma em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A marca, especializada em cervejas especiais, trabalha com mais de 250 rótulos, entre estrangeiros e artesanais brasileiros. Segundo o sócio-fundador da Mr. Beer, Rodolfo Alves, a entrada no mercado mineiro faz parte de uma estratégia de expansão nacional, focada principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. "O reconhecido gosto do mineiro pela cerveja, aliado ao poder econômico, faz do Estado uma região estratégica para a Mr. Beer", explica Alves.

A rede já conta com 35 unidades em funcionamento, em 14 estados, além de outras 20 contratadas. A meta é chegar a 60 até o fim do ano. Para investir em uma loja de shopping ou de rua, o candidato a franqueado deve dispor de R$ 300 mil. Já para o quiosque de seis metros quadrados são necessários cerca de R$ 120 mil. Nos dois casos, já estão incluídas a taxa de franquia de R$ 30 mil e a compra do primeiro estoque. A previsão de retorno é de 16 a 26 meses.

Entre as características fundamentais do franqueado, Alves destaca o perfil operacional. "Procuramos mais do que um investidor, procuramos um operador. Acreditamos que a atuação direta do franqueado faz parte da receita de sucesso. Além disso, intimidade com o mercado de cerveja local e experiência gestora são desejáveis", avalia.

A empresa tem especial interesse nas cidades de grande porte e alto poder aquisitivo. "Em princípio, lugares com mais de 150 mil habitantes comportam o empreendimento, porém o mais importante é que tenham um comércio desenvolvido e independente. Polos econômicos de microrregiões também costumam oferecer condições favoráveis", pondera o empresário. Em Minas Gerais, a Mr. Beer já mapeou as cidades de Poços de Caldas, no Sul do Estado; Montes Claros, no Norte; e Uberlândia e Uberaba, no Triângulo. Em breve, as primeiras negociações serão iniciadas.

A empresa surgiu em 2009 como revenda de rótulos especiais em quiosque. Em 2011, foram criados os espaços gourmets, lojas de rua ou shopping destinadas à harmonização de rótulos especiais com petiscos. Além do mix de cervejas especiais, são oferecidos suvenires ligados ao mundo cervejeiro, como baldes, aventais, abridores de garrafas personalizados. "Queremos atender tanto ao consumidor que vai à loja conhecer e saborear as cervejas, como também aquele que deseja levar esses itens para casa ou até dar de presente. A ideia é mostrar que a cerveja é uma bebida de qualidade e de variedade tão grande quanto o vinho, por exemplo, mas que não perde, por isso, seu carácter socializante e relaxado", afirma.

Na busca de um mix diversificado, a Mr. Beer estabeleceu algumas parcerias exclusivas e tem apostado na qualidade dos produtos nacionais. "Trabalhamos com rótulos de mais de 15 países e no Brasil, apenas com marcas artesanais. Hoje, podemos dizer que as cervejas brasileiras não deixam nada a desejar se comparadas às estrangeiras. Algumas são premiadas e reconhecidas internacionalmente e isso dá ainda mais força ao nosso mercado, além de ampliar as possibilidades de uma boa degustação para os apreciadores", completa.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Nova estratégia

Depois de ter sido eleito “o vinho mais bonito do Brasil”, em votação promovida pelo Instituto...

Veja mais
Grupo Petrópolis constrói fábrica no Nordeste

Capacidade de produção da nova planta será de 6 milhões de hectolitros de cerveja por ano.O ...

Veja mais
Os números da uva e do vinho no Rio Grande

São impressionantes os números referentes à produção de uvas no Rio Grande do Sul. Fo...

Veja mais
Consumo de chá aumenta e se sofistica no Brasil

O chá quente, vendido em saquinho ou a granel, começa a conquistar os brasileiros. Segundo dados da Euromo...

Veja mais
Petrópolis e Schincariol disputam NE

Os grupos Petrópolis e Schincariol, respectivamente, segundo e terceiro colocados no ranking nacional de vendas d...

Veja mais
Sidra Cereser apresenta embalagem especial para fãs do Corinthians

Com o desejo da conquista da Libertadores da América, título inédito para o Corinthians, e o cora&c...

Veja mais
Olimpíada impulsiona exportações da Miolo

As vendas externas da fabricante nacional de vinhos finos Miolo Wine Group (MWG) à Inglaterra no primeiro semestr...

Veja mais
Ambev: melhor forma de comunicação

Quem também aderiu ao sistema de franquias foi a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). Em 2005, o pri...

Veja mais
Cervejarias travam guerra acirrada pelo mercado nordestino

Japonesa Kirin Holdings, controladora da Schincariol, e o Grupo Petrópolis, dona da Itaipava e da Crystal, promet...

Veja mais