Quem também aderiu ao sistema de franquias foi a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). Em 2005, o primeiro formato de negócio foi lançado: o Chopp Brahma Express. A loja é uma "boutique de chopp". O foco principal é o serviço de entrega (delivery). Segundo o gerente nacional de franquias da Ambev, Raphael Rizzo, a plataforma de franquias é a melhor forma de comunicação da empresa. "Ninguém melhor do que o franqueado, que na verdade é um sócio, para cuidar do atendimento, da exposição, da comunicação da marca. Ele é o dono do negócio que checa pessoalmente cada ação", explica Rizzo.
São vários formatos oferecidos: Quiosque Brahma Indoor ou Street, Seu Boteco, Chopp Brahma Express e Nosso Bar. "Os modelos complementares podem coexistir em uma mesma praça sem nenhum problema. Vão desde o consumo de oportunidade, que aproveita o público que passa por um determinado local, até uma experiência de consumo sofisticada. Os vários formatos contemplam diferentes capacidades de investimento", continua o gerente.
Para se tornar franqueado, o candidato deve dispor de quantia entre R$ 80 mil e R$ 500 mil, dependendo do formato. O prazo de retorno médio fica entre 18 e 24 meses. Sobre o perfil ideal do franqueado, Rizzo destaca o caráter empresarial. "Precisamos de pessoas dispostas a ‘colocar a barriga no balcão’. Esse é um investimento muito mais para empresários do que para empreendedores", destaca.
Minas é considerada estratégica nos planos da companhia. O Estado, que abriga três plantas e quatro centros de distribuição da empresa, é foco também do setor de franquias. Estão previstas para os próximos meses inaugurações em Uberlândia e Uberaba, no Triângulo, e duas unidades em Belo Horizonte. Até o início do ano que vem Juiz de Fora, na Zona da Mata, também será contemplada. "O Estado é extremamente importante para a Ambev e se alinha à estratégia de crescimento para a região Sudeste. Embora não tenhamos planos de levar esse modelo de franquias para outros países, ele serve de exemplo para ações fora do Brasil. A troca de informações e de experiência é importante para que outras praças desenvolvam seus próprios formatos e modelos", completa. (DM)
Veículo: Diário do Comércio - MG