De olho no mercado mexicano, líder mundial já tinha metade da Modelo
México é o quarto mais lucrativo mercado de cerveja do mundo; Corona é cerveja mais importada pelos EUA
A Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, da qual faz parte a brasileira Ambev, comprará a metade que ainda não possui no Grupo Modelo por US$ 20,1 bilhões, no mais recente de uma série de acordos envolvendo grandes cervejarias que buscam o crescimento em países emergentes.
Com o negócio, a AB InBev quer assegurar a posição de liderança no crescente mercado mexicano de cerveja e controlar a marca Corona, a mais vendida do país.
A cervejaria Modelo, fundada em 1925, é a maior do México, com uma participação de mercado de mais de 50%, em um aparente duopólio com a Femsa Cerveza, da Heineken. O México é o quarto mais lucrativo mercado de cerveja do mundo.
A Corona é a cerveja mais importada em outro grande mercado, os Estados Unidos.
No Brasil, a AB InBev tem em seu portfólio marcas como Brahma e Skol. A empresa se tornou a maior cervejaria do mundo em 2008, depois de comprar a norte-americana Anheuser-Busch. Nessa operação, herdou 50% das ações do grupo Modelo.
CUSTOS
Segundo a AB InBev, a aquisição vai gerar uma economia de custos de pelo menos US$ 600 milhões por ano.
A AB InBev informou ter buscado US$ 14 bilhões em novos empréstimos bancários para financiar a transação em dinheiro, acrescentando que reduzirá a relação dívida líquida sobre Ebitda (geração de caixa) para uma proporção de duas vezes durante 2014.
A nova AB InBev expandida deve produzir cerca de 40 bilhões de litros de cerveja por ano, com receitas estimadas em US$ 47 bilhões.
Em uma transação separada, mas relacionada, a Modelo venderá sua fatia de 50% na Crown Imports para a parceira Constellation Brands por US$ 1,85 bilhão.
A Crown Imports distribui as cervejas da Modelo nos Estados Unidos.
Veículo: Folha de S.Paulo