A luta tem sido por décimos de participação e quem está levando a melhor é a Petrópolis. A dona da marca Itaipava voltou a ocupar a vice-liderança no ranking das maiores cervejarias do país. Depois de voltar ao segundo lugar no verão, a Schincariol voltou a perder participação de mercado. Em abril, seu "market share" foi de 10,4% e, em maio, de 10,6%. Já a Petrópolis registrou 10,5% de participação em abril e, em maio, 10,7%.
Para garantir a posição, a empresa mudou de agência (a Y&R entrou no lugar da Multisolution) e subiu a verba de marketing em 43%, para R$ 160 milhões. "Estamos trabalhando a maior eficiência na distribuição", diz Douglas Costa, diretor de marketing da Petrópolis. "Nossos produtos chegam a mais pontos de venda, que fazem parte da carteira dos nossos revendedores", diz ele. Entre as ações, está a bonificação para varejistas (incentivos em produtos).
Procurada, a Schincariol não quis dar entrevista, mas confirmou o terceiro lugar. O controle da empresa foi comprado pela japonesa Kirin no ano passado, depois de uma disputa familiar, e a empresa está em fase de transição. O novo presidente, Gino Di Domenico, tomou posse em janeiro.
Veículo: Valor Econômico