Spaipa, responsável pela produção e distribuição dos refrigerantes no Paraná e em São Paulo, inaugurou fábrica em Maringá e planeja faturamento 10% maior, hoje de R$ 2,5 bi
O consumo de refrigerantes no Brasil está em alta. O setor cresce a uma média de 8% ao ano, em grande parte impulsionado pelo aumento da demanda resultante do crescimento do poder aquisitivo das classes mais baixas. De olho nesse mercado, que deve manter a tendência positiva nos próximos anos, a Spaipa, franqueada da Coca-Cola no Paraná e no interior de São Paulo, resolveu apostar na ampliação da capacidade produtiva.
Esta semana, a empresa inaugurou uma fábrica em Maringá, no interior paranaense, que possibilitará à Spaipa produzir mais de 2 bilhões de litros por ano, 24% a mais do que a capacidade anterior.“O investimento nos dá estrutura de produção e logística suficientes até o ano de 2014”, afirma Mário Veronezi, diretor Industrial e de Logística da companhia. Mesmo depois que a capacidade for atingida, a unidade deve suportar novo aumento de produção. “Já construímos a fábrica em uma dimensão que suporta a entrada de novas linhas”, diz o executivo.
A escolha por Maringá para receber a nova fábrica está associada à demanda vinda da região em que está localizada a cidade. “Se fazia necessária a instalação de uma nova linha de produção e do aumento do centro de distribuição na região Norte do Paraná. Com isso é possível aumentar e flexibilizar a produção para o atendimento deste mercado”, afirma Veronezi. Em2011, as vendas da empresa no Paraná cresceram 6,4%.
Antes da nova fábrica, a capacidade de produção instalada na cidade era de 353 milhões de litros por ano. Com a unidade, o valor passou para 784 milhões. Para isso, a companhia investiu cerca de R$ 150 milhões. “A decisão de fazer esse investimento está alinhada com os planejamentos estratégicos e mercadológicos tanto da Spaipa como da Coca-Cola”, diz o executivo.
Outras unidades
Além da fábrica de Maringá, a empresa produz refrigerantes nas cidades de Curitiba, no Paraná, e Marília, no interior de São Paulo. A Spaipa tem ainda uma unidade engarrafadora de água mineral em Bauru, também no interior paulista, onde é produzida a água com a marca Crystal, também pertencente à Coca-Cola.
Com a tendência de que o mercado se mantenha aquecido nos próximos anos, a Spaipa já prepara novos planos de expansão. “De acordo com a tendência do mercado, nosso próximo investimento deve ser em uma ampliação da unidade de Curitiba”, afirma Veronezi. Em 2008, a empresa já havia realizado uma grande reforma na fábrica localizada emMarília, resultado de um investimento de quase R$ 100 milhões.
Para este ano, além da inauguração da nova fábrica de Maringá, a Spaipa deve investir R$ 75 milhões em equipamentos, frota e armazéns. Em 2011, o investimento total da companhia foi de R$ 211 milhões, o que ajudou a empresa a chegar a umfaturamento de R$ 2,5 bilhões. A meta é aumentar este número em 10% em 2012
Veículo: Brasil Econômico