As oportunidades futuras para a comercialização da cachaça artesanal têm incentivado os investimentos da Destilaria Alambique Pendão. Neste mês, entrou em operação o novo alambique da marca, onde foram investidos cerca de R$ 1 milhão. O objetivo da instalação da nova unidade foi ampliar a fabricação do produto, garantir oferta constante, além de atender a demanda que será alavancada com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O faturamento da empresa para este ano está estimado em R$ 4 milhões.
De acordo com o presidente da Cachaça Pendão, Giovanni Viotti, a ampliação da produção foi incentivada pelas perspectivas de aumento da demanda pela bebida tanto proveniente do exterior como do mercado interno. "Estamos investindo na ampliação da nossa produção de forma a garantir o abastecimento e, principalmente, a qualidade superior da cachaça", ressalta Viotti.
O novo alambique da marca está localizado em Melo Viana, distrito de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A empresa possui outro alambique na área rural de Itatiaiuçu, também na Grande BH. A capacidade instalada das duas unidades permite produzir cerca de 1 milhão de litros de cachaça por safra.
A expectativa é que em 2012, com a inauguração da unidade de Melo Viana, a produção da cachaça Pendão chegue a 600 mil litros. "Inauguramos o alambique neste mês e, com isso, vamos ampliar significativamente a nossa produção, uma vez que em 2011 encerramos o ano com um volume próximo a 300 mil litros de cachaça artesanal", diz.
Miami - Além do novo alambique, a empresa também inaugurou sua sede própria, além de um escritório administrativo em Miami, nos Estados Unidos, a Pendão Spirits USA. A unidade instalada no exterior tem como objetivo facilitar a expansão no mercado internacional. "Resolvemos investir na unidade dos EUA para dar maior segurança aos nossos clientes. Estar mais perto do consumidor é fundamental para ganhar credibilidade e favorecer novos negócios", avalia.
Continuar a ampliar a atuação no mercado externo será uma das metas da empresa para 2013. De acordo com Viotti, as negociações com o exterior são vantajosas e as perspectivas promissoras. Vários fatores irão contribuir para a expansão do consumo de cachaça artesanal no exterior, entre eles estão a diferenciação, por parte das autoridades dos Estados Unidos, entre a cachaça brasileira e o rum e a maior participação em feiras.
"Estamos investindo e avançando moderadamente no mercado internacional. Este ano começamos a exportar a cachaça Pendão e já estamos tendo retorno positivo, como convites para participar de feiras internacionais. Nossa meta é expandir as vendas, mas sempre preocupado com a qualidade e a garantia de fornecimento", enfatiza Viotti.
No segundo semestre deste ano foram exportada pela cachaça Pendão cerca de 10 mil garrafas de cachaça artesanal. Os países compradores foram a Itália, Bélgica e Estados Unidos. Existe ainda a negociação com representantes peruanos.
Para o mercado interno as ações também estão voltadas para estimular o consumo. As festas de fim de ano servirão de incentivo para a criação de kits especiais para presentes. A cachaça Pendão já é comercializada em todas as regiões do país.
Veículo: Diário do Comércio - MG