O inventor de bebidas como Kaiser e Kero Coco

Leia em 2min 30s

O empresário Luiz Otávio Pôssas, que estreou no mundo dos negócios com franquia da Coca-Cola, coleciona marcas de sucesso em seu portfólio, como Kaiser e Kero Coco

   

É por satisfação pessoal que o empresário Luiz Otávio Pôssas, 70, inventa bebidas -uma atrás da outra.
A estreia no setor foi em grande estilo. "Fabriquei Coca-Cola durante 40 anos", diz Pôssas, que herdou a franquia da Coca em Minas.

Com ela, aprendeu a valorizar o rigor com a qualidade na produção, diz. Mas a influência não estava só no campo técnico. Ele também absorveu a cultura da gigante.
Adotou uma frase estampada na sede da empresa, em Atlanta: "O mundo pertence aos insatisfeitos"."Nunca estar satisfeito é a melhor coisa do mundo. Se já estiver satisfeito com tudo, o que vou fazer? Mais nada."

Foi a insatisfação -e a ameaça de falência no início da década de 1980- que levou Pôssas à sua primeira invenção: a Kaiser.

A criação da cerveja foi a saída encontrada para enfrentar a concorrência. "Brahma e Antarctica obrigavam o ponto de venda a comprar o refrigerante deles em função da cerveja. Era a chamada venda casada", conta.

Com uma marca própria de cerveja, poderia brigar com as líderes de igual para igual. Sem o apoio da matriz, Pôssas foi estudar cerveja em Munique e, em 1982, construiu a primeira fábrica da Kaiser.

Com ela, conseguiu elevar a participação de mercado da Coca de 15% para 48% em quatro meses.

"Outros fabricantes da Coca também quiseram a Kaiser e ela se espalhou pelo país."

Com a fusão entre Brahma e Antarctica anos depois, Pôssas decidiu sair do mercado e vendeu a Kaiser à canadense Molson em 2003. Nessa época, já fazia sucesso com a sua segunda invenção: água de coco engarrafada.

Em uma parceria com a Universidade de Viçosa, Pôssas desenvolveu a primeira tecnologia para envasamento de água de coco, dando origem à Kero Coco.

Em 2009, a marca foi vendida à Pepsico quando dominava quase 100% do mercado. "Foi uma proposta irrecusável", afirma.

SINA

Sem a Coca, a Kaiser e a Kero Coco, Pôssas teve mais tempo e capital para se dedicar a uma invenção até então restrita a amigos: hoje a premiada cachaça Vale Verde.

A produção é feita na fazenda de mesmo nome, que foi transformada em parque ecológico com atrações como o museu da cachaça e exposição de aves -outra paixão do empresário.

Em setembro, Pôssas lançou a sua última invenção: o licor de café 1727 -ano em que o grão chegou ao Brasil. Mesmo com a bebida recém-chegada ao varejo, ele diz que "o melhor já passou".

O prazer, diz, está no desenvolvimento do produto. "O gostoso é ficar provando até chegar à fórmula correta."

Por isso, o incansável Pôssas já trabalha em uma nova alquimia. Pretende lançar, em 2013, um vinho de cana-de-açúcar. "Cada um tem uma sina na vida. A minha é mexer com bebidas."


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Cerveja com cana vem de Minas Gerais

Cervejaria Wäls vai incluir na bebida o tradicional ingrediente utilizado na famosa cachaça Terceira bebida...

Veja mais
Destilaria Pendão eleva produção para atender demanda

As oportunidades futuras para a comercialização da cachaça artesanal têm incentivado os inves...

Veja mais
Duff fecha 150 pontos de distribuição em Minas

Com apenas um ano de atuação nacional, o novo rótulo de cervejas especiais Duff comemora os resulta...

Veja mais
Carlsberg mantém previsão de lucro operacional

Cervejaria, quarta maior do mundo, registrou ganho de US$ 618 milhões no terceiro tri A cervejaria dinamarquesa C...

Veja mais
Wals cria a Saison Caipira com mestre cervejeiro internacional

No próximo dia 10 de novembro, em Belo Horioznte, a cervejaria Wals produzirá uma cerveja feita com cana-d...

Veja mais
Disputa pelo mercado paulista de água mineral

Turbulência mineralDisputa pelo mercado paulista de água coloca em campos opostos a francesa Danone e o gru...

Veja mais
Sinal verde para a cachaça

A compra da brasileira Ypióca pelo grupo britânico Diageo, dono das marcas Johnnie Walker e Smirnoff, foi a...

Veja mais
Pernod Ricard amplia linha Orloff

A fabricante de bebidas Pernod Ricard reforça sua atuação no segmento de vodca com o lançame...

Veja mais
Falsificação de bebidas cresce nos países emergentes

Garrafas falsificadas de uísque, vodca, rum e outros destilados representam um problema cada vez maior para as fa...

Veja mais