Um ano após seu relançamento, a cerveja Kaiser está com 5% de participação no mercado de cervejas. O avanço de 0,2 ponto percentual deve-se, segundo a diretora de marcas de grande público da Heineken Brasil, Mariana Stanisci, a um conjunto de ações, que tem o objetivo de tornar a marca mais desejada. "A marca estava na geladeira", diz Mariana.
Segundo a executiva, neste ano, houve um aumento de rentabilidade da marca superior a 10%. Uma pesquisa feita pelo instituto Millward Brown, com 4,5 mil pessoas em 11 cidades, revelou que antes da mudança 15% não cogitavam Kaiser como uma opção entre as marcas de cerveja. Hoje, apenas 4,5% ainda não consideram a marca.
A receita original da bebida foi modificada, embora os detalhes sejam guardados em segredo pela cervejaria. Degustações em supermercado combinaram a nova Kaiser com churrasco.
Uma nova embalagem em formato de barril, com quatro litros, foi incluída no mix, o que permite que a cerveja seja tirada sob pressão como se fosse chope. A tecnologia, importada da matriz holandesa, ajuda a agregar valor ao produto. Para aumentar o engajamento, mais de cinco mil funcionários do sistema de distribuição da Coca-Cola foram treinados sobre os atributos do produto. (AL)
Veículo: Valor Econômico