Inovadora, Lord 79 está disponível em loja virtuais e os produtores da bebida já pensam em exportação .
Em 2011 o mercado da cachaça movimentou, no Brasil, cerca de R$ 7 bilhões. Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), atualmente, no país existem mais de 40 mil produtores de cachaça e, desse total, 99% correspondem a microempreendedores. Minas Gerais está dentre os estados que mais consomem o produto, junto com São Paulo, Pernambuco, Ceará e Bahia.
Atentos ao potencial da bebida, dois empreendedores mineiros decidiram inovar e investiram na fabricação da Cachaça Lord 79, única bebida brasileira que contém ouro na sua produção. "Não é o ouro como encontramos em joias, porque esse é uma mistura que contém cobre, um metal não comestível", explica o sócio-diretor da Cachaça Lord 79, Rafael Mendes. "Os flocos de ouro da Lord 79 são importados da Alemanha e esse tipo de ouro, sim, é comestível", acrescenta. A cachaça Lord 79 é produzida em Minas Gerais, em local sigiloso. "Não divulgamos o local de produção da Lord 79", fala Mendes.
Mendes conta que decidiu investir na cachaça ao perceber uma potencial mudança no estilo dos apreciadores da bebida. "Há alguns anos, o público consumidor da cachaça era composto por pessoas mais velhas, homens, e, muitas vezes, de baixa renda", revela. "Mas acreditamos que este cenário possa mudar. Mulheres e jovens demandam uma bebida mais doce e com graduação alcoólica um pouco menor", esclarece. "Por esse motivo, a Lord 79 é uma cachaça branca que possui ingredientes como mel e casca de limão. Por ter um teor alcoólico menor, agrada aos paladares de jovens e mulheres."
A ideia de acrescentar ouro puro (23 quilates) à bebida surgiu depois. "No Brasil não existia nenhuma bebida com ouro em sua fórmula, diferente de outros países no exterior, onde já existem espumantes, tequila, licor e até saquê que possuem o metal precioso em sua composição", explica. "Há quatro, cinco séculos, os imperadores já usavam o ouro na comida", afirma Mendes, lembrando que, "atualmente, na alta gastronomia, o metal é bastante utilizado para decorar pratos".
Fabricada para atender à grande demanda por produtos típicos brasileiros na época da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a Cachaça Lord 79, pode ser vista como um símbolo de conquista e soberania. "O ouro é um grande representativo da vitória, do sucesso e do poder. Por contê-lo em sua fórmula, a Lord 79 carrega todas estas representações", diz Mendes. O sócio-diretor confirma o interesse dos produtores em aproveitar os grandes eventos esportivos no Brasil (Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016) para trabalhar as exportações da bebida. "Nossa previsão é de iniciar as exportações justamente em 2014, mas, antes disso vamos nos fortalecer no mercado interno", garante.
Projetos - Segundo Rafael Mendes, um projeto para o próximo ano é colocar a Lord 79 em todo o Brasil. "Já estamos em negociação para levar a cachaça para todos os estados brasileiros." A cachaça Lord 79 não será uma cachaça para ser consumida em botecos, local mais freqüente onde a tradicional bebida é comercializada. "Queremos colocar a Lord 79 em boates e casas noturnas, para atingir especificamente o público jovem e de maior poder aquisitivo", assegura Rafael.
Mendes garante que a bebida já está inspirando alguns profissionais. "O Rodrigo Correa, bartender-chefe do Café De La Musique criou uma carta de drinks exclusiva utilizando a cachaça Lord 79; queremos servir a cachaça apenas em doses ou drinks." O volume de produção atual da Lord 79 é de 6 mil unidades ao mês. "Até 2014 queremos fabricar um total de 10 mil unidades mensais", alega. Até o momento, a Lord 79 é vendida apenas virtualmente. Rafael Mendes esclarece que existem negociações para a bebida ser comercializada em casas de bebidas de Belo Horizonte e também em algumas lojas no Mercado Central (no hipercentro da Capital). "Por enquanto, a única maneira de adquirir a Lord 79 é pelo site da cachaça mesmo", conclui.
Veículo: Diário do Comércio - MG